Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Quem Somos
  • Quem é Ricardo Antunes
  • Apoie
  • Newsletter
  • Arquivo
  • Fale Conosco
  • Termos de Uso
Home Política

Ucrânia pede negociação e diz que pode desistir da Otan

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
25/02/2022 - 12:39
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Do Globo — Acuado por uma avassaladora invasão russa, que chegou a Kiev, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu negociações ao Kremlin em dois pronunciamentos diferentes nesta sexta-feira. Em um deles, o líder ucraniano afirmou que seu país pode adotar um “status neutro” — o que, na prática, significaria o abandono da ambição de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos.

Após inicialmente negar, declarando por meio de seu chanceler que Zelensky “mentia” e que a diplomacia só teria lugar após uma rendição, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que Vladimir Putin está disposto a enviar uma delegação para Minsk, capital de sua aliada Bielorrússia, para negociações.

— Vladimir Putin está disposto a enviar uma delegação russa de alto nível para Minsk para negociações com uma delegação ucraniana — disse Peskov a agências russas de notícias.

Ao mesmo tempo, em uma reunião televisionada do seu Conselho de Segurança, Putin pediu aos militares ucranianos que assumam o governo, ou seja, que derrubem Zelensky, porque dessa forma “seria mais fácil negociar”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em pronunciamento

— Apelo mais uma vez aos militares das Forças Armadas da Ucrânia: não permitam que neonazistas e (nacionalistas radicais ucranianos) usem seus filhos, mulheres e idosos como escudos humanos — disse Putin em uma reunião por videoconferência com o Conselho de Segurança da Rússia que teve transmissão televisiva.

Putin afirmou que a Rússia está lutando principalmente contra “ultranacionalistas” e pediu por um golpe militar:

— Tomem o poder em suas próprias mãos. Parece que assim mais fácil para nós chegarmos a um acordo do que com essa gangue de drogados e neonazistas.

O primeiro apelo de Zelesnky foi feito em um discurso na televisão logo após a meia-noite de quinta-feira em Kiev — poucas horas antes, portanto, do começo do ataque à capital, desencadeado às 4h locais desta sexta. Nele, o líder ucraniano disse estar disposto a negociar sobre qualquer assunto:

— Não temos medo de falar sobre nada. Sobre garantias de segurança para nosso país. Não temos medo de falar sobre o status neutro, e não estamos na Otan no momento — afirmou, antes de ressaltar que essa condição tornaria seu país vulnerável a futuras agressões. — Mas que garantias e, mais importante, quais países específicos nos dariam [garantias]?

Veteranos do batalhão Azov da Guarda Nacional Ucraniana realizam exercícios militares para civis em meio à ameaça de invasão russa

Um país neutro é um Estado que se mantém neutro em relação a conflitos e evita entrar em alianças militares como a Otan. O termo, no entanto, é ambíguo, e diferentes países interpretam a neutralidade de forma distinta. Alguns países são desmilitarizados, como a Costa Rica, enquanto outros, como a Suíça, seguem a “neutralidade armada” e têm Forças Armadas para autodefesa.

Nem todos os países neutros evitam qualquer aliança estrangeira, pois Áustria, Irlanda, Finlândia e Suécia, que se descrevem dessa maneira, participam de uma aliança política na União Europeia e integram forças ativas de manutenção da paz da ONU.

Segundo Peskov, a desmilitarização seria uma condição para a Rússia aceitar qualquer acordo.

— [Putin] disse desde o início que o objetivo desta operação era auxiliar [as regiões separatistas] de Luhansk e Donetsk, incluindo desmilitarizando e desnazificando a Ucrânia. Essas são partes essenciais do status neutro — afirmou.

Moscou afirmou várias vezes que neonazistas governam a Ucrânia, uma mentira — Zelensky é judeu.

A delegação russa incluiria autoridades militares e civis, disse o porta-voz do Kremlin.

Alguns com equipamento completo de infantaria com rifles de caça e experiência de combate; outros voluntários receberam rifles de madeira simulados

Em outra comunicação, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que Putin disse ao líder chinês Xi Jinping que a Rússia está disposta a manter conversas de alto nível com a Ucrânia.

De acorco com um comunicado chinês, Putin disse a Xi que” os Estados Unidos e a Otan há muito ignoram as preocupações legítimas de segurança da Rússia, repetidamente renegam seus compromissos e continuam a expandir o deslocamento militar para o Leste, desafiando os interesses estratégicos da Rússia”.

Recentemente, Moscou e Pequim declararam ter uma “amizade sem limites”, em um expressivo gesto de parceria política.

Em outro pronunciamento na tarde de sexta-feira em Kiev, em uma mensagem de vídeo divulgada na internet, o presidente ucraniano pediu negociações, desta vez sem citar o status neutro:

— Eu quero mais uma vez fazer um apelo ao presidente da Federação Russa. Vamos sentar à mesa de negociações e parar as mortes.

Civis ucranianos aprendem a construir um abrigo na neve como parte de um curso intensivo de técnicas de sobrevivência, em uma floresta nos arredores de Kie

Resposta ambígua

Assim como ocorre com frequência desde o início da crise, o Kremlin respondeu inicialmente de forma ambígua, com mensagens sinalizando em direções opostas.

Primeiro, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o presidente Vladimir Putin considera a declaração de Zelensky “um movimento numa direção positiva” e prometeu “analisá-lo”.

Minutos depois, no entanto, o chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que a Ucrânia “perdeu a oportunidade das negociações de segurança” e está “simplesmente mentindo” ao mostrar disposição para discutir um status neutro.

— O presidente Zelensky não disse a verdade, ele simplesmente os enganou — disse Lavrov. — Zelensky está mentindo quando diz querer discutir o status neutro da Ucrânia. Ele perdeu a oportunidade das negociações de segurança.

Lavrov afirmou que a diplomacia só terá lugar quando a Ucrânia depuser armas — isto é, render-se.

— Estamos prontos para negociações, a qualquer momento, assim que as Forças Armadas ucranianas ouvirem nosso chamado e depuserem as armas — disse o chanceler. — Ninguém irá atacá-los, ninguém irá feri-los, poderão voltar para suas famílias.

Em uma afirmação machista, Lavrov acrescentou que as expectativas russas “permanecem as mesmas, que a Rússia não muda de posição como se fosse uma garota”.

Há meses, Moscou exige garantias de que a Ucrânia jamais entre para a Otan — o que é um objetivo do país declarado em sua Constituição — por receio de que a aliança militar instale tropas e armas em território ucraniano, vizinho ao russo.

A Rússia lançou sua invasão por terra, ar e mar na quinta-feira após uma declaração de guerra do presidente Vladimir Putin, no maior ataque lançado por um Estado a outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, terminada em 1945.

Em seus dois pronunciamentos, Zelensky criticou os países ocidentais, que, em sua opinião, não fazem o bastante para defender a Ucrânia.

No primeiro pronunciamento, o presidente disse que conversou com muitos líderes ocidentais, acrescentando que perguntou a alguns se eles admitiriam a Ucrânia na Otan.

— Todo mundo está com medo. Eles não respondem — disse ele. — Mas não temos medo. Não temos medo de nada. Não temos medo de defender nosso país. Não temos medo da Rússia.

A ofensiva russa avança rapidamente, e o líder ucraniano acusou Moscou de atacar alvos civis:

— Eles estão matando pessoas e transformando cidades em alvos militares — disse. — Isso é uma maldade e nunca será perdoado.

Tags: InternacionalRússiaUcrânia
Compartilhar30Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Zelensky propõe troca de drones por apoio de Trump

Sugestão foi durante encontro na Casa Branca

Do Metrópoles - Drones ucranianos podem ser utilizados como moeda de troca com os Estados Unidos, país produtor dos mísseis Tomahawk, cobiçados pela Ucrânia. A sugestão foi feita...

Leia MaisDetails

Diplomacia brasileira fortalece laços com Rússia em meio a tensões internacionais

Os chanceleres da Rússia, Sergey Lavrov (à esq.), e do Brasil, Mauro Vieira.

Do Metrópoles - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrou com o chanceler da Rússia Sergey Lavrov, à margem da Assembleia Geral da Organização...

Leia MaisDetails

Confronto entre torcidas causa caos em jogo do Campeonato Marroquino

Stade Andrar, Marrocos.

Da redação do Blog - Cenas lamentáveis marcaram a partida entre Olympique Dcheira e Kawkab de Marrakech, pelo Campeonato Marroquino Série A, no último sábado (28). As arquibancadas...

Leia MaisDetails

Musa do cinema, Cláudia Cardinale se vai aos 87

A causa da morte não foi divulgada

 Do Metrópoles - A atriz Claudia Cardinale, musa do cinema italiano, morreu aos 87 anos nesta terça-feira (23), em sua casa na França. A notícia foi confirmada por...

Leia MaisDetails

Tropas israelenses avançam sobre Cidade de Gaza em nova ofensiva

Da Folha de S. Paulo - O Exército de Israel iniciou uma ofensiva terrestre nesta segunda-feira (15) para ocupar a Cidade de Gaza. As forças israelenses já vinham...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Tanque da Rússia atropela carro de civil em Kiev

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Brasília Carnaval Coronavírus corrupção Covid-19 DEM Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Fake News Fernando de Noronha Futebol Internacional Investigação Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lava Jato Luciano Bivar Marília Arraes MDB Olinda operação Paulo Câmara PL polícia cívil Polícia Federal PSB PSDB PT Raquel Lyra Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Senado Sergio Moro STF São Paulo União Brasil Vacina Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?