Por Ricardo Antunes — No dia em que o Nobel da Paz saiu para dois jornalistas, nada mais do que justo (e por uma boa coincidência), quero falar um pouco de Joel Silveira, considerado por muitos como o nosso maior repórter. Um diálogo histórico e ao mesmo tempo hilário foi o que ele travou com o Dr. Assis Chateaubriand. Ambicioso e visionário, ele decidiu que o Brasil teria que ter seu primeiro correspondente de guerra. E quem seria o escolhido para a a missão não poderia fracassar?
Joel Silveira subiu as pressas da redação para o primeiro andar e ouviu a ordem, sem ter o direito de qualquer contestação. ‘‘Seu Silveira, o senhor não vai sair daqui, não! O senhor vai ter um corretivo! O senhor vai pra guerra, seu Silveira, vai matar alemão! Só lhe peço uma coisa: não me morra, repórter é pra mandar notícia, não é pra morrer!”.

Foi assim que Assis Chateaubriand, dono de mais de 40 jornais e revistas, entre elas O Cruzeiro, e 20 rádios, despachou o jornalista Joel Silveira, aos 26 anos, para cobrir a atuação dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, em 1944, como correspondente na Segunda Guerra Mundial
Isso mesmo, 26 anos.
Essa e outras curiosas e saborosas passagens e histórias ao longo de 88 anos de vida enriquecem a biografia de Joel, considerado o maior repórter brasileiro, que teria completado 100 anos na quinta-feira (23 de setembro), e chamado por Chateaubriand de “víbora”, devido às reportagens críticas e à fina ironia.
Neste final de semana você vai conhecer algumas de suas maiores reportagens.

CALMARIA
Inaugurado há um mês com a “declaração à nação”, o novo estilo moderado do presidente Jair Bolsonaro agradou o ministro Luiz Fux (STF). Em conversas de bastidores nesta semana, Fux elogiou Bolsonaro e se disse contente com o comportamento moderado do chefe do Palácio do Planalto.
PP vs PP-PE
A ida de Bolsonaro (sem partido) para o PP já mexe com as estruturas do PP de Pernambuco. Eduardo da Fonte, por exemplo, é cotado para ser senador na Frente Popular. “Quer ser candidato pela chapa de Lula (PT)”, vaticina fonte à coluna. Há, inclusive, possibilidade de Eduardo não continuar no partido caso Bolsonaro migre. A conferir.
DISPUTA
Segundo O Globo, Lula quer que Sergio Moro se candidate ao Palácio do Planalto, a fim de “encarar um debate com seu algoz na Lava Jato”.

DECISÃO
No entanto, Moro ainda não se decidiu sobre seu futuro político. Segundo Thaís Oyama, a indecisão não é fruto só de questões familiares ou profissionais. Por um lado, muitos políticos o querem como vice para “puxar votos”. Por outro, siglas tem resistências por sua atuação na Lava Jato.
DE MALAS PRONTAS
O União Brasil, partido resultante da fusão DEM/PSL, dá como certo o ingresso de Geraldo Alckmin na legenda. Alckmin estaria aguardando apenas a confirmação que o comando do diretório estadual do União será entregue ao prefeito de Santos, Rogério Santos.
EFEITO DOMINÓ
Após a inflação chegar a 10,25% nos últimos 12 meses encerrados em setembro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que as expectativas podem piorar diante dos reajustes no preço da gasolina.

CIÊNCIA SEM BAIXA
O Congresso Nacional aprovou nesta quinta (07) um projeto que retira R$ 635 milhões de recursos do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) para serem usados em outras áreas.
TESOURADA
A medida, que representa um corte de 92% dos recursos destinados neste ano a bolsas e apoio à pesquisa, segue agora para sanção do presidente da República.
ESPAÇO
Enquanto isso, a Nasa, a agência espacial americana, vai lançar no próximo mês uma espaçonave para atingir um asteroide — propositalmente — e mudar seu caminho, testando pela primeira vez um método de “defesa planetária”.

DART
O lançamento da missão Double Asteroid Redirection Test (DART) ocorrerá às 2h20 (horário de Brasília), em 24 de novembro, da Base da Força Espacial de Vandenberg, cerca de 80 km a noroeste de Santa Bárbara, Califórnia.
ESTRATOSFERA
Falando nisso, uma nova empresa aposta em levar turistas às alturas. Com um balão do tamanho de um campo de futebol, os tripulantes da World View poderão ver a curvatura do planeta e apreciar grandes maravilhas da Terra a 30 mil metros de altitude.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Sexta-Feira, 08/10/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







