Da Redação do Blog – Uma das ícones da música popular brasileira a cantora Gal Costa faleceu hoje aos 77 anos, a informação foi confirmada pela sua assessoria de imprensa, ela estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” são algumas das músicas do repertório.
O festival Primavera Sound do último fim de semana em São Paulo incluiu a cantora como um de seus destaques, mas ela se retirou abruptamente devido a conflitos de agenda. A própria equipe de Gal Costa afirmou que ela não voltará aos palcos até o final de novembro, por orientação médica, após a remoção de um nódulo na cavidade nasal direita.
A cirurgia ocorreu em setembro, pouco após sua apresentação em outro festival de música em São Paulo, o Coala. De lá para cá, ela não havia voltado a se apresentar, mas já tinha datas de shows da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcadas para dezembro e janeiro.

Gal Costa foi uma revolução das vozes e dos costumes na música brasileira desde seu surgimento na cena nacional, na década de 1960. Aproximou-se ainda adolescentes aos também baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, com quem integraria o grupo conhecido como Doces Bárbaros, responsável mais tarde por um disco definidor da década de 1970.
Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia.
Veja também
https://ricardoantunes.com.br/vocalista-da-banda-nazareth-morre-aos-76-anos1/







