Por Ricardo Antunes
Ele fundou a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e fez o papel de Cristo até o mundo virar uma “aldeia global” e o espetáculo no “maior teatro ao ar livre do mundo” precisar de novos atores, atores bonitos, atores globais. Nunca foi compreendido.
Meu professor no Centro de Artes de Comunicação da UFPE, José Pimentel, mesmo quando tinha fama nunca se vaticinou dela. Era um operário da arte e um apaixonado pelo espetáculo que criou e que trouxe para o Recife mesmo com muitas críticas. Não é a toa que estava na lista dos “Patrimônios Vivos de Pernambuco”.
Ele queria ser o “eterno Cristo” e, não por acaso, o destino provou que sempre foi.
Quando, finalmente. resolveu deixar a encenação, que produzia e atuava com muita paixão até esse ano – a Prefeitura do Recife chegou até cancelar o patrocínio – ele se foi, aos 84.
Fica o legado e o exemplo da obstinação e de humildade.
Leia as informações do G1
Morreu nesta terça-feira (14) o ator, escritor e diretor de teatro José Pimentel, de 84 anos. Ele estava internado no Hospital Esperança, na área central do Recife, desde quinta-feira (9), por causa de um enfisema pulmonar. O artista é conhecido por interpretar Jesus nos espetáculos da Paixão de Cristo do Recife e de Nova Jerusalém, no interior de Pernambuco.
Em outubro de 2017, Pimentel foi incluído na lista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, justamente por interpretar Jesus na Paixão de Cristo por mais de 40 anos. Em 2018, foi a primeira vez que o ator não interpretou o papel na capital pernambucana, apesar de terparticipado da produção.
A filha do ator, Lilian Pimentel contou, na quinta-feira (9), que ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por causa das dificuldades respiratórias. No sábado (11), o estado era estável, mas o paciente teve que se submeter a sessões de hemodiálise.
O ator passou a respirar com a ajuda de aparelhos e a pressão baixou muito, segundo Lílian Pimentel. Os médicos chegaram a mudar os antibióticos para tentar reverter o quadro clínico e precisaram suspender a hemodiálise. Ele faleceu por volta das 9h30 desta terça-feira, segundo a família.






