Do G1 — Manoel da Costa Lima Neto, mais conhecido como maestro Lima Neto, morreu, aos 67 anos, no Recife. Ele foi um dos fundadores da escola de música do Galo da Madrugada e também foi o maestro da orquestra da agremiação por cerca de 20 anos. O músico estava internado no Hospital do Exército desde outubro de 2021 e faleceu no domingo (8), segundo a família.
Os parentes contaram que o maestro caiu e quebrou o fêmur, tendo que se submeter a uma cirurgia para reconstruir o osso e precisou ser internado novamente por conta de uma infecção. Ele passou sete meses internado, mas não resistiu e morreu devido a infecção generalizada.
Nas redes sociais, a diretoria do Galo da Madrugada fez uma homenagem ao maestro e apontou que, mais do que “um excelente profissional e líder no ramo musical”, era um amigo. “Querido Lima, hoje deixastes o plano terreno, mas permanecerás, sempre, eterno e vivo em nossos corações, em nossas lembranças, na nossa história”, escreveram.
O cantor oficial da agremiação, Gustavo Travassos, também se manifestou pelas redes sociais, lembrando que cantou na orquestra do maestro Lima Neto. “Só tenho gratidão, honra e aplausos pra você”, disse.
Lima Neto deixou viúva, dois filhos e quatro netos. O velório foi marcado para esta segunda (9) no Cemitério Parque das Flores, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife. O enterro foi previsto para o final da tarde.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/4/R/zECbxIQtKA91ZcmrFfUg/escolinha-de-musica-do-galo-da-madrugada.jpg)
Escola de Música
Criada em 2011, a Escolinha do Galo da Madrugada surgiu a partir da ideia do próprio maestro Lima Neto e do presidente da agremiação, Rômulo Meneses. O objetivo era construir um espaço para desenvolver atividades profissionalizantes para jovens de baixa renda de comunidades próximas.
“Junto conosco, ele tornou real um sonho nosso e de dezenas de jovens recifenses. […] Esse irmão abraçou nossa ideia e encabeçou a Escola de Música do Galo da Madrugada, que levou, gratuitamente, aulas de música para crianças e adolescentes. […] Muitos deles, hoje, já tocam profissionalmente e compõem orquestras de ‘gente grande'”, escreveu a diretoria do Galo.
Há quatro anos, a escolinha recebeu o nome de Escola de Música Maestro Lima Neto, em homenagem ao trabalho do músico.







