Por Ricardo Antunes — “Você está melhor?” perguntei na quarta-feira (03). “A oxigenação tem variado um pouco”, respondeu ele, para depois acrescentar: “Obrigado, Ricardo”. No outro dia, ele seguiu para o Hospital Hap Vida, de onde não conseguiu voltar.
Minha relação com a família é histórica e, até certo ponto, inusitada. Vim conhecer os três irmãos em várias etapas da minha vida.
Eu tinha pouco mais de 18 anos quando era office boy do Diário de Pernambuco. Estudava Comunicação à tarde, e para isso tive que trabalhar de madrugada, depois de ter feito concurso no Bandepe.
Lá eu conheceria Beth Jardelino, figura das mais queridas, que até hoje tenho no meu Facebook. Meu trabalho, além de fazer e servir cafezinho, era de comprar o lanche, na madrugada ainda alegre do Bairro do Recife.
20 anos depois, já tinha deixado de trabalhar em jornais, quando conheci outra figura admirável: Jardelino Júnior, que durante anos foi o diretor da Propeg. Figura tranquila, correta, e que sempre me dizia quando me encontrava na praia: “Tem que caminhar e baixar sua barriga”.
Com Sérgio Jardelino, foi logo que ele foi convidado pra ser o vice presidente do Diário de Pernambuco. Uma árdua missão que ele, com sua competência, estava trabalhando com muito carinho.
Falávamos umas três vezes por semana. Ele, elegante, elogiando meus textos, e eu, torcendo para o DP renascer, jornal do meu coração, a quem dediquei 8 anos da minha vida.
Em 2019, passei perto do novo Diário, e resolvi dar um abraço e tomar um cafezinho. Fui extremamente bem recebido. Ele falou do desafio, falamos de alguns projetos, e depois me levou à redação.

Foi uma alegria reencontrar Marisa Gibson, Vandeck Santiago e Paula Lousada. Todos eles trabalharam comigo no DP da década de 90.
Sérgio Jardelino se foi nessa tarde de domingo, ainda jovem e cheio de vida.
Há 15 dias falava com ele. Hoje, oro por seu espírito e para o conforto de sua família nessa perda tão e absolutamente repentina.
A vida é mesmo um instante.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.