Por André de Beltrão – O União Brasil acaba de decidir a formação de duas chapas para a eleição do diretório nacional, uma com integrantes do antigo DEM (Democratas), a outra com representantes do extinto PSL (Partido Social Liberal).
A medida foi tomada em reunião do presidente do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE), com lideranças da agremiação, e será formalizada em convenção nacional marcada para 24 de fevereiro próximo.

“A formação de duas chapas reflete a diversidade interna e a democracia partidária”, disse ao nosso Blog um parlamentar da Executiva Nacional.
Com 10 integrantes, o diretório atual é mesclado por oriundos do DEM, como o secretário-geral, ACM Neto, e do PSL, como o próprio Luciano Bivar.
O DEM e o PSL se fundiram no União Brasil em outubro de 2021, formando um partido majoritariamente de centro-direita. A iniciativa foi oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral em fevereiro de 2022.
O União Brasil possui hoje a terceira maior fatia do ‘Fundo Partidário’, do qual recebeu, no primeiro semestre do ano, R$ 58,4 milhões, segundo dados do TSE. Tem oito senadores, 59 deputados federais e 592 prefeitos.
O partido lançou a senadora Soraya Thronicke (MS) candidata à presidência da República nas eleições de 2022. Ela ficou em 5° lugar, com 600.955 votos, equivalentes a 0,51% de todo o eleitorado.