De O Globo – De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades que serão atingidas pela onda de calor estão espalhadas por 13 estados, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
Outras 1.138 cidades estão com alerta vermelho de “grande perigo”, quando os moradores devem sentir os efeitos do calor por mais de cinco dias seguidos. Nesse nível, sete estados deverão ser atingidos, entre eles São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia. As temperaturas devem ultrapassar os 40ºC.
O país vive a oitava onda de calor do ano, com temperaturas que ultrapassam os 42ºC. O calor extremo no Centro-Oeste e no Sudeste deve favorecer tempestades muito isoladas da tarde para a noite nas duas regiões com risco de chuva intensa e vendavais, algumas com potencial destrutivo localizado, ao longo da semana.

O que significa o alerta vermelho?
A chamada “onda de calor intenso” é ocasionada por condições de tempo predominantemente secas, em que há o aumento da insolação. Quando o Inmet afirma que há um alerta vermelho, significa que a situação meteorológica é de perigo e há “grande probabilidade de ocorrência de danos e acidentes, com risco para a integridade física ou mesmo para a vida humana”.
Durante um período de muito calor, a população pode sentir a pele ressecada e um desconforto nos olhos, boca e nariz. Por isso, é importante manter-se hidratado.








