Por Ricardo Antunes — A Diretoria Colegiada da Anvisa acaba de concluir formalmente a votação de novo pedido da importação da Sputnik V, com condicionantes. O pedido foi feito por governos do Nordeste.
Entre as condicionantes previstas pelo relator, Alex Campos, está aplicar a vacina, inicialmente, em no máximo 1% da população dos estados responsáveis pela importação.
Além disso, os governos estaduais, autores dos pedidos de importação, devem suspender imediatamente a importação, distribuição e uso da vacina russa caso a OMS reprove seu uso emergencial.
Os estados devem ainda comunicar à população que a Sputnik V não possui avaliação da Anvisa sobre qualidade, eficácia e segurança.
Os pedidos de importação da Sputnik V analisados hoje são de Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
VICE
De olho em 2022, Lula decidiu que precisa ter um vice que não seja do PT e que pertença a um partido que amplie alianças e possa formar palanques estaduais mais fortes. Um vice do PC do B não está descartado, mas, a sigla prefere uma chapa com um partido de maior peso político, como o PSB. Melhor ainda se o PSB e o PC do B se fundissem numa só legenda (Socialistas), mas essa é uma operação que tem certos graus de dificuldade.

OTIMISTA
O ex-presidente petista, está retomando conversas com empresários e políticos que se afastaram nos últimos anos. Ele também tem evitado entrar num jogo de troca de ataques com o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Lula está seguro a respeito de suas chances de voltar ao poder e não quer “gastar munição à toa”.
CORRIDA ELEITORAL
Focado em alçar Ciro Gomes ao Planalto no ano que vem, o PDT já deixou claro, até aqui, que a prioridade para o Rio de Janeiro é tentar lançar uma candidatura própria ao governo do estado que sirva de palanque para o ex-ministro diante do eleitorado fluminense. O nome mais cotado para essa tarefa, mencionado com frequência por Carlos Lupi, é o do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves. Mas a ex-delegada Martha Rocha, também está no páreo.
NÃO É SÓ A CALÇA
Quando foi se vacinar hoje, com a segunda dose de Coronavac, João Doria (PSDB) enfrentou uma quase saia-justa. O governador de São Paulo usava uma camisa social justa e não conseguiu dobrar a manga na altura correta para receber a agulhada. “O Bolsonaro já me adorava pela calça apertada. Agora, também pela minha camisa apertada”, disse o tucano, que teve que emprestar uma camisa, para se imunizar.
RECORDE
O dia de ontem foi tenso em Brasília e de preocupação estridente em diversos gabinetes relevantes a partir do anúncio, surpreendente, de que Eduardo Pazuello, não sofreria nem uma leve advertência pelo que fez. Foi o momento mais grave do governo Bolsonaro quando se considera a questão militar. Mas o mercado financeiro mostrou que não está nem aí para este tipo de preocupação. A B3 fechou hoje em alta de 0,40%. O Ibopespa bateu os 130,125 pontos, o seu recorde histórico.
REVOLTA
Uma conversa de Rogério Caboclo, presidente da CBF, com os jogadores da seleção brasileira insuflou a revolta dos atletas que não querem disputar a Copa América, diz reportagem de Alex Sabino na Folha.

DIÁLOGO
Os jogadores se queixam não só da Copa América no Brasil durante a pandemia. Dizem também que não houve diálogo com o elenco sobre a mudança do país e reclamam de ter de disputar o torneio colado às eliminatórias da Copa do Mundo —mais importantes— após uma temporada exaustiva na Europa.
ENCURRALADO
O Japão está ‘encurralado’ para realizar Olimpíada, avalia membro do Comitê Olímpico Japonês. O ex-judoca cita a grande pressão popular para que o evento seja cancelado por causa da pandemia. Apesar disso, as autoridades continuam garantindo a realização do evento.
#CHATEADO
Donald Trump reagiu à decisão do Facebook, de manter sua suspensão da plataforma pelo menos até janeiro de 2023. “Na próxima vez que eu estiver na Casa Branca, não haverá mais jantares, a pedido dele, com Mark Zuckerberg [o dono do Facebook] e sua esposa. Tudo serão negócios!”, escreveu o ex-presidente dos EUA. Trump está suspenso do Facebook e do Twitter desde janeiro deste ano, quando, ainda na Presidência, foi acusado de insuflar a invasão ao Capitólio. Cinco pessoas morreram, e o republicano escapou por pouco de um impeachment.
“FURO”
A demissão de Antônio de Pádua foi mais uma “furo” do nosso blog que na coluna de ontem o chamou de Pinóquio. Assim como o governador Paulo Câmara (PSB), o ex-secretário da SDS mentiu na entrevista à Globo Nordeste e perdeu a moral com seus subordinados.

FALTA MAIS UM
A novela ainda não acabou. Segundo o blog de Noelia Britto, a ala militar não aceita o nome de Humberto Freire. A dupla Pádua/Freire seria uma espécie de cobra de duas cabeças “Freire era responsável justamente pela parte operacional da Secretaria e já foi coordenador de execução operacional de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, de modo que Antônio de Pádua jamais autorizaria a saída do Batalhão de Choque sem antes ouvir o seu operacional”.
LIVE
O governador do Piauí, Wellington Dias, falará neste sábado (5), às 11h30, sobre as ações do Consórcio Nordeste, em live do Prerrogativas. O grupo reúne os nove estados da região e é encabeçado pelo petista. Participam os advogados Marco Aurélio de Carvalho, Gabriela Araujo, Fabiano Silva dos Santos, Carol Proner e o linguista Gustavo Conde. O evento será transmitido pelo canal do Prerrogativas no YouTube.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sexta-Feira 04/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







