Em todo Brasil há movimentos que lutam pela inclusão das lactantes no Plano Nacional de Imunização, em diversos municípios o pleito já foi atendido e as mães que estão amamentando já puderam ser vacinadas.
O Vereador do Município do Paulista, Itamar das Montanhas (Cidadania), protocolou ofício na secretaria de saúde do município solicitando a inclusão de lactantes nos grupos prioritários da vacina contra a Covid-19.
Estudos divulgados nos Estados Unidos apontam que, após imunizadas com vacinas contra a covid-19, mulheres que amamentam produzem leite com anticorpos contra o novo coronavírus.
Diversos estudos ao longo dos anos, mostraram a eficácia de outros imunizantes, como Inflenza, coqueluche e tétano na proteção aos bebês através do leite materno.
O movimento #lactantespelavacina que tem rede em todos os estados do Brasil, levanta a bandeira, uma vacina salva duas vidas, se referindo a produção de anticorpos do aleitamento materno em mães imunizadas contra a Covid-19, além disso defendem o argumento da proteção a maternidade, a impossibilidade do distanciamento social e do uso da máscara em crianças menores de 2 anos.
“Compreendemos a limitação do quantitativo de doses, mas esperamos que o direito constitucional de proteção maternidade seja garantido, e que além das gestantes e puérperas, possamos incluir as lactantes nos grupos prioritários.” Disse o parlamentar.
O município do Paulista-PE iniciou neste sábado a vacinação para as pessoas com idade 48+, iremos aguardar para saber se o pleito do vereador será atendido, caso seja, Paulista passará a ser a primeira cidade de Pernambuco a contemplar as lactantes no plano de Imunização.
Kennedy Lima, é servidor da secretaria de Educação do município de Igarassu e ativista do movimento #LactantesPelaVacina







