Por Ricardo Antunes — O Datafolha divulgou na noite desta quinta-feira (1º) sua mais nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Ela mostra que a diferença entre Lula (PT, foto) e Jair Bolsonaro (PL, foto) diminuiu de 15 para 13 pontos. O petista oscilou negativamente (dentro da margem de erro) de 47% para 45% desde o último levantamento, divulgado em 18 de agosto. O presidente manteve os mesmos 32%.
Ciro Gomes (PDT) oscilou dois pontos para cima e agora tem 9%. Simone Tebet (MDB) cresceu três pontos, além da margem, e ficou com 5%. Os outros três candidatos que pontuaram —Soraya Thronicke (União Brasil), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Pablo Marçal (PROS, candidatura sub judice)— têm todos 1%.
O Blog continua dizendo a mesma coisa de dois meses atrás. A eleição está empatada. Anotem por favor.
SÃO PAULO
Tem novidades. O petista Fernando Haddad segue na liderança, mas com uma margem menor em relação a seus principais adversários, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). O petista cai de 38% para 35%; Tarcísio de Freitas passa de 16% para 21%, e Rodrigo Garcia sobe de 11% para 15%

NO RIO
A disputa pelo Senado no Rio de Janeiro mostra Romário (PL, na foto) como favorito à reeleição. O ex-jogador obtém 31% das intenções de voto no estado. Em segundo vem o deputado Alessandro Molon, do PSB, com 12% das intenções de voto. Molon está tecnicamente empatado com Clarissa Garotinho (União Brasil) e Cabo Daciolo (PDT), ambos com 8% —a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
EM MINAS
O Datafolha, mostram que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ampliou ainda mais a sua vantagem e deve reeleger-se direto no 1º turno. Ele tem 52% das intenções de voto, enquanto que seu principal rival, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, conta com apenas 22%. Na última pesquisa, o placar estava 47% contra 23%.
SENADO SP
O novo levantamento traz o ex-governador Márcio França (PSB, na foto) à frente, com 30% das intenções de voto. Ele forma chapa com Fernando Haddad e é apoiado por Lula.Em segundo lugar vem o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes (PL), que forma chapa com Tarcísio de Freitas e é apoiado por Jair Bolsonaro. Ele tem 13% dos votos. Janaína Paschoal (PRTB) vem em terceiro, com 7%, e Aldo Rebelo (PDT) em quarto, com 4%.

SENADO RIO
A disputa pelo Senado no Rio de Janeiro mostra Romário (PL, na foto) como favorito à reeleição. O ex-jogador obtém 31% das intenções de voto no estado. Em segundo vem o deputado Alessandro Molon, do PSB, com 12% das intenções de voto. Molon está tecnicamente empatado com Clarissa Garotinho (União Brasil) e Cabo Daciolo (PDT), ambos com 8% —a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
TROÇA
Órgão de inteligência da presidência, o GSI – Gabinete de Segurança Institucional do governo disse que nada foi arremessado contra Bolsonaro na motociata de ontem em Curitiba.

NADA
Em nota, divulgada nesta quinta-feira (1º), o GSI disse ter analisado o vídeo que mostrava um homem na calçada fazendo um gesto como se buscasse atirar algum objeto na direção de Bolsonaro, mas que “ficou comprovado que nenhuma ação ameaçadora” ocorreu contra o presidente, concluiu o texto.
NEUTRALIDADE
Depois de nove anos fechado, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, decidiu não reabrir as portas ao público no dia 7 de setembro, como previsto. É para evitar uso político da reinauguração.

SLOGAN
Grupos bolsonaristas estão anunciando manifestações de cunho politico-partidário nesta data, com o slogan “agora ou nunca”. O Museu será reaberto ao público só no dia 8, logo após o aniversário de 200 anos da Independência. O Museu do Ipiranga abriga um importante acervo sobre e história do Brasil, como a tela Independência ou Morte, de Pedro Américo.
DENÚNCIA
O América e o Timbaúba denunciaram o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, na Comissão de Ética da CBF. Segundo eles, Evando empregou o irmão, Evaldo Mendes, como superintendente da FPF
TROCO
Sobre a polêmica dos imóveis dos parentes de Bolsonaro o ex-ministro Gilson Machado saiu com essa. “Tudo no Brasil é relativo. A mansão onde Lula reside, nos jardins, em SP, vale mais de 20 milhões de reais, mas só se fala de Bolsonaro”.
FOTO DO DIA:








