Por Cinara Marques – O jornalista Henrique Barbosa, 61 anos, sempre fez questão de dizer que “tinha um orgulho danado de ser jornalista e pernambucano”. Um dos mais queridos jornalistas de Pernambuco, com passagens pelas principais redações do estado, Henrique dedicou 41 anos de sua vida á profissão. O jornalista era muito querido entre a classe. Tinha um dos principais textos do jornalismo pernambucano e nordestino e sempre se destacou profissionalmente.
Um dos momentos marcantes de sua carreira, foi quando ele coordenou a campanha de Leonel Brizola em Pernambuco. Henrique também foi editor correspondente dos Cadernos do Terceiro Mundo e da Revista Ecologia e Desenvolvimento.
Passou pelo Dario de Pernambuco onde emprestou seu talento como repórter de política e Chefe de Reportagem.
Foi também secretário adjunto de Comunicação dos Governos Jarbas Vasconcelos na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado.
Mas, um dos marcos de sua carreira foi no Grupo Folha de Pernambuco. Henrique Barbosa esteve na fundação e foi editor chefe por 15 anos do Jornal Folhape. Foi no veículo onde ele dedicou-se por mais tempo, colocando no batente mais de cinco gerações de jornalistas.

No Folhape, Henrique comandou uma equipe jovem e obstinada e por ter um trânsito livre entre a categoria, evitou greves no jornal e conseguia sempre resolver os entraves entre a redação e a diretoria do jornal.
Após deixar o Grupo Folhape, Henrique resolveu ingressar no jornalismo online de vez, fundando o Blog Henrique Barbosa. E ele foi dando logo o recado no seu veículo, ético e profissional como sempre foi durante toda a carreira, dizendo a que veio.
“O blog é um espaço democrático e plural. Nasce primordialmente para discutir com os leitores a política nacional, economia nordestina e a cultura pernambucana. Não teremos uma opinião única sobre os temas. Vários colaboradores estão sendo convidados. Você poderá ser um deles. Tudo que tiver fonte e credibilidade será notícia para nós. Mande fotos, textos, vídeos, elogios e indignações. Como titular do blog, colocarei minha experiência de 30 anos de profissão a serviço da informação. Sou jornalista com um orgulho danado de ser pernambucano e já trabalhei em todas as áreas que nos fizeram aprender e estar apto para o batente. Por isso não postarei notícias que denigram uma integridade tão duramente construída.”