Da Redação – O bilionário paraibano José Janguiê Diniz, dono do Grupo Ser Educacional, desmatou 98% da Mata Atlântica de sua propriedade no bairro da Guabiraba, Recife. Ao ser vista pelo Google Earth e por outros meios tecnológicos, é fácil identificar crimes ambientais.
Nas fotos tiradas de satélites é possível observar menos de 2% do que existia antes, só se salvando uma parte na borda do morro e sem interesse imobiliário. O flagrante em delito foi feito na tarde da última quinta-feira(21) pelas autoridades competentes, inclusive policiais. As informações são do Blog do Magno.
Nas imagens do Google Earth feitas no ano de 2020 o bosque de Pau-Brasil é bem visível; Já no ano seguinte, em 2021, mal se percebe o bosque de Pau Brasil, que foi destruído na sua quase totalidade. Na área desmatada, segundo o blog, já haviam sido plantadas mais de 500 mil mudas de Pau-Brasil.

Desde de junho de 2023, o crime está sendo investigado, principalmente por conta da destruição do importante bosque de Pau Brasil, que ficava nesta área do bilionário. Um terreno plano de grande valor imobiliário, já na pista asfaltada na Estrada da Mumbeca.
Membros das equipes oficiais de proteção do meio-ambiente atuantes na região que identificaram o crime, ao perceberem a mudança na cobertura vegetal. Após uma inspeção de satélite foi constatado o desmatamento.
José Janguiê é advogado, professor de Direito e detentor de várias áreas de Mata Atlântica em Pernambuco, como em Paulista, Abreu e Lima, dentre outros, e não é nenhum leigo no assunto ambiental.
Como é recente o flagrante, resta agora esperar que a Justiça aja de acordo com a lei e a pena do crime seja devidamente cumprida. O blog irá acompanhar.
O Outro Lado
Nós tentamos contato com Janguiê Diniz sem sucesso. O espaço continua aberto para sua versão dos fatos e a matéria poderá ser atualizada.









