Por Ricardo Antunes — Os resultados mais evidentes da CPI, que já se mostram desde a sua instauração, estão nas consequências do desgaste à imagem do governo federal.
A comissão tem como objetivo “passar uma lupa” em cima dos principais momentos críticos da pandemia, como o caso do colapso da saúde e na demora para adquirir vacinas, o que arranha ainda mais a imagem da gestão do presidente Jair Bolsonaro.
Após a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, a comissão deverá ser instalada na próxima segunda-feira (12). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, diz que dará prosseguimento ao processo, apesar de se colocar contra a medida: “É uma decisão equivocada para o momento do país”, diz ele. O vice-presidente Hamilton Mourão, também se colocou contra: “Só vai gerar atrito”.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) tem poder de investigação e de polícia, pode pedir o indiciamento de pessoas investigadas, convocar ministros e autoridades para depor, ouvir testemunhas, pedir depoimentos e quebras de sigilo fiscal, bancário e de dados.
As informações reunidas são encaminhadas para órgãos de fiscalização e controle. A CPI pode pedir a continuidade das apurações, o que pode resultar em desdobramentos na justiça.
No final do dia, o Governo Bolsonaro trabalhava com duas alternativas. 1) Tentar retirar alguns nomes da lista, o que, hoje, parece impossível. 2) Tentar ampliar a mesma para que fiscalize também os estados e municípios que receberam muito dinheiro da União.
É isso.
5G
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou nesta sexta-feira (9) a primeira chamada de vídeo pública com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, usando o chamado “5G puro”. A demonstração durou menos de dez minutos e propagandeou a estrutura da finlandesa Nokia —além de exibir aparelho da operadora Vivo.

TESTE
Para o teste, a Nokia instalou antenas 5G no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), onde estava Bolsonaro. O ministro estava nas instalações da fabricante em São Paulo.
ESPERANÇA
Após a saída de Ernesto Araújo do ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty volta a se reunir com a cúpula chinesa. A esperança do novo chefe da diplomacia brasileira, Carlos França, é a de reconstruir pontes para permitir acesso a insumos e vacinas, diante da crise sanitária no país.
ARREPENDIDO
Em TV da Itália, Lula pede desculpas ‘ao povo italiano’ por não ter extraditado Cesare Battisti, que foi condenado na Itália por assassinato e se refugiou no Brasil. “Pensei que ele não era culpado, mas depois de sua confissão, só posso me desculpar”, disse o petista.
RECUPERAÇÃO
A Samarco, mineradora pertencente à Vale e à BHP Billiton, responsável pela tragédia de Mariana (MG), em 2015, ajuizou nesta sexta-feira (9) pedido de recuperação judicial em Belo Horizonte.

MOTIVO
A medida é para evitar que ações de execução de notas promissórias no Brasil, no valor de US$ 325 milhões, e ações movidas por detentores dos títulos de dívida em Nova York, afetem a capacidade da empresa de produzir.
FAKE NEWS
Alexandre de Moraes prorrogou por mais 90 dia os inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos — duas investigações que miram bolsonaristas que atacam o STF. O caso recente mais notório investigado nos dois inquéritos foi o de Daniel Silveira, preso por Moraes em fevereiro, após ofender ministros num vídeo espalhado nas redes sociais, em que falava em socar Edson Fachin.
MARCA
Nesta sexta-feira (09), Pernambuco ultrapassou a marca de um milhão de vacinados contra a Covid-19. Segundo o governador Paulo Câmara, esse não é o único motivo para comemorar, já que o estado também registrou uma desaceleração da pandemia.
BILIONÁRIO NO RECIFE
A Eleva Educação, que tem como um dos sócios o 2º homem mais rico do Brasil, e 129º maior bilionário do mundo, Jorge Paulo Lemann, se prepara para receber mais de 1.000 crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio, no Recife. A nova unidade está localizada em uma área de 9.600 m² em Boa Viagem.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sexta-Feira 09/04/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.