Por Ricardo Antunes — Apesar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a disputa presidencial, a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), já não é mais tão folgada. Pelo menos é isso que mostra o levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 09. Em quatro cenários pesquisados, a vantagem do petista é de apenas oito pontos percentuais. Em outros segmentos do eleitorado, Bolsonaro até ultrapassa numericamente o petista.
Bolsonaro aparece na frente na Região Sul, com 39,5% das intenções de voto contra 26,6% do ex-presidente. Entre evangélicos, Jair Bolsonaro atinge 44,3% frente a 29,4% de Lula. O atual presidente ligeiramente à frente, dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, em outros dois segmentos: homens (37% a 35,4%) e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (34,9% a 34,3%).
As projeções de segundo turno apontam para vitória de Lula em qualquer desenho. Bolsonaro, por sua vez, derrotaria Sergio Moro por 37,7% a 29,2%.
RUSSOFOBIA
Uma onda de cancelamentos, com boicotes a expatriados e à cultura russa, tem se intensificado nos EUA e na Europa após invasão da Ucrânia.

PERSEGUIÇÃO
Filmes russos foram banidos de festivais; artistas, de exposições que já estavam programadas. Na República Tcheca, onde vivem 50 mil russos, estudantes estão sendo excluídos de palestras universitárias. Uma loucura, como se o russo comum fosse o verdadeiro inimigo.
GARIMPO
Arthur Lira anunciou hoje (09) a criação de grupo de trabalho para discutir projeto que libera garimpo em terras indígenas. A expectativa do governo é que o projeto passe pela Câmara em 3 ou 4 semanas.
ATO…
Contra medidas como essa, o cantor e compositor Caetano Veloso entregou um documento assinado por 41 artistas que pede ao Poder Legislativo “responsabilidade” de impedir mudanças poderão corroborar com a destruição do meio ambiente.

…PELA TERRA
Durante ato no Congresso Nacional, o artista cantou a música “Terra”. Seu Jorge e Maria Gadú, também participaram do evento.
FIASCO
Foi um fiasco a tentativa de Jair Bolsonaro de mostrar força junto aos evangélicos em encontro ontem no Palácio do Planalto. Compareceram pouco mais de 20 pastores. Ninguém de peso da Igreja Universal, como Edir Macedo ou Renato Cardoso. Da Assembleia de Deus, apenas o fiel Silas Malafaia, que emplacou André Mendonça no Supremo, e Samuel Câmara de Belém do Pará.
FEDERAÇÃO
Durante encontro nesta quarta, o PCdoB e o PV decidiram pela federação com o PT. Mas o PSB deve ficar de fora da aliança.

VIAGEM
Falando no partido, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), viajará para São Paulo para participar de encontro nesta quinta (10) com o ex-presidente Lula (PT).
SUCESSÃO
Candidato escolhido para suceder Paulo Câmara, Danilo Cabral, estará na comitiva. O encontro vai girar em torno da formação da chapa da Frente Popular.
COTADOS
Forte candidata para integrar a chapa, Teresa Leitão diz que o PSB não se opõe que o PT indique um nome para o Senado. Apesar disso, André de Paula (PSD) deve ser o escolhido para a função, enquanto a deputada estadual é cotada para vice de Danilo Cabral.
MALAS PRONTAS
Romero Sales Filho comunicou oficialmente sua saída do PTB. A definição do novo partido do deputado estadual deve acontecer nos próximos dias.
FOTO DO DIA:








