De O Globo – Um avião da Air India caiu nesta quinta-feira logo após decolar do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, no estado de Gujarat, no oeste da Índia. O voo AI171, operado por um Boeing 787-8 Dreamliner, pareceu apresentar perda de altitude pouco depois de sair da pista, o que resultou em sua queda nas proximidades do terminal. As autoridades ainda não confirmaram o número total de vítimas, mas equipes de resgate estão mobilizadas e atuando na área do acidente.
Segundo os dados iniciais de rastreamento por ADS-B (Automatic Dependent Surveillance–Broadcast), o voo AI171 atingiu uma altitude barométrica máxima de aproximadamente 190 metros — pouco acima da elevação do próprio aeroporto, que é de cerca de 61 metros — antes de começar uma descida abrupta com velocidade vertical de aproximadamente 145 metros por minuto.
A aeronave era um Boeing 787‑8 Dreamliner e seguia com destino a Londres. O acidente ocorreu por volta do início da tarde (entre 13h e 14h no horário local), nos arredores de Meghani Nagar, nas proximidades do aeroporto, durante a manobra de decolagem.
De acordo com o portal local India Today, o avião transportava 242 pessoas, incluindo 230 passageiros e 12 tripulantes. Imagens do local mostram chamas e uma densa nuvem de fumaça negra se elevando sobre a área; ao menos sete caminhões‑tanque de bombeiros foram deslocados para conter o incêndio.
O Ministério da Aviação Civil está monitorando de perto a situação. O Ministro da Aviação, Ram Mohan Naidu, emitiu um comunicado logo após o incidente:
“Chocado e devastado ao saber sobre o acidente de avião em Ahmedabad. Estamos em estado de alerta máximo. Estou acompanhando pessoalmente a situação e determinei que todas as agências de aviação e de resposta a emergências atuem de forma rápida e coordenada. Equipes de resgate foram mobilizadas e todos os esforços estão sendo feitos para garantir que ajuda médica e apoio humanitário cheguem rapidamente ao local. Meus pensamentos e orações estão com todos os que estavam a bordo e com suas famílias.”
Equipes de emergência, incluindo bombeiros, ambulâncias e viaturas policiais estão no local. As vias próximas foram interditadas para facilitar resgate e atendimento. Até o momento, não há confirmação oficial sobre vítimas ou ferimentos graves.
Em nota, a empresa Air India disse que:
‘O voo AI171, operando Ahmedabad-Londres Gatwick, envolveu-se em um incidente hoje, 12 de junho de 2025. Neste momento, estamos apurando os detalhes e compartilharemos novas atualizações o mais breve possível’.
Veja o vídeo
View this post on Instagram