Por Ricardo Antunes — Uma matéria do Estadão publicada nesse sábado revela outra faceta da personalidade de Lázaro, o “serial killer” que está parando o Brasil por 10 dias. Acusado de matar uma família de quatro pessoas, Lázaro Barbosa, de 32 anos, tem uma extensa ficha criminal. Antes de ser acusado pelo assassinato da família Vidal Marques, no dia 9, Lázaro cumpriu pena por estuprar uma mulher, em 2009.
O ato de violência ocorreu no mesmo córrego onde ele deixou o corpo de Cleonice Marques de Andrade, mãe da família morta na zona rural de Ceilândia, cidade satélite de Brasília. Um aparato de mais de 200 policiais, acompanhados de cães farejadores, tenta capturá-lo há nove dias.
O jornal conversou com a vítima violentada há 12 anos nos arredores da comunidade do Sol Nascente, favela que fica vizinha à Ceilândia. “Ele gosta de violentar mulher. O negócio dele é com mulher, a raiva é com mulher”, disse a vítima de Lázaro, sob a condição de anonimato. “Eu me mudei, minha família vendeu a chácara. Vi até pela Polícia Civil que ele voltou atrás da gente depois do ‘saidão’. Não era para estar solto”.
Lázaro e o irmão Deusdete invadiram a chácara onde a mulher, que na época tinha 19 anos, morava com a família. Não acharam dinheiro, mas levaram a vítima para o córrego e a estupraram. Deusdete morreu há cinco anos.
A mulher afirmou que Lázaro tem um comportamento frio. “Frieza mesmo, bem meticuloso. Ele é bem cruel, é um bárbaro e torturador”, descreveu. “O negócio dele é dinheiro, celular, mas ele aproveita. Gosta muito de humilhar as vítimas. Tem um pouco da questão da psicopatia, gosta de subjugar mulher e tirar moral”.
Ao saber que Lázaro cometeu mais crimes e continua foragido, a vítima disse sentir muito medo e não escondeu estar aterrorizada. “Minha ansiedade voltou, meu corpo fica gelado e tremendo. É inacreditável que soltaram um maníaco desses, sequestrador, estuprador e torturador”, protestou.
O irmão de Lázaro, de acordo com a vítima, parecia mais perigoso. “O tanto de maldade que fizeram com a gente… O irmão dele na época mandava mensagem o tempo todo, (dizendo) que ia me matar. É muito inacreditável”.
Lázaro foi preso em 2009, mas conseguiu fugir do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, em 2016. À época, não retornou da saída temporária de Páscoa. Em 2018, ele foi detido novamente, desta vez em Águas Lindas de Goiás, mas escapou da prisão poucos meses depois.
“Na última vez, ele foi colocado em um saidão, mesmo tendo essas características registradas, e não retornou. É necessário, sim, que a gente passe pelo menos por uma reflexão, reformulação da norma para que isso não volte a ocorrer”, declarou o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Marques.
O homem que a Polícia persegue é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidal, de 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15.
O foragido também é apontado como responsável pelo sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade, de 43 anos. O corpo dela foi encontrado no último dia 12 à beira de um córrego, o mesmo do estupro de 2009.
“Ela foi morta no começo e eu fui violentada quase no final do córrego”, contou ao Estadão a vítima do crime cometido há 12 anos. “Depois que a Cleonice morreu, fiquei bem abalada. Mexeu muito comigo”.
Nascido na cidade baiana de Barra do Mendes (BA), a 530 quilômetros de Salvador, Lázaro também já respondeu a um processo por homicídio, na cidade natal, quando tinha 20 anos.
Por qual motivo ele estava livre, leve e soltou até agora, não se sabe.
É isso.

REAÇÃO
Duas horas depois do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, criticar publicamente a proposta que prevê o voto impresso, a Polícia Federal enviou as suas superintendências estaduais uma ordem para que forneçam à Diretoria de Combate ao Crime Organizado informações sobre todas denúncias de fraudes eleitorais desde 1996, quando foi implementada a urna eletrônica. A comunicação foi vista como uma clara resposta ao magistrado.
ESQUECIDO
Integrantes do alto escalão do governo, como o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, e da “tropa de choque” no Senado foram às redes sociais criticar Renan Calheiros pela inclusão de Marcelo Queiroga no rol de investigados da CPI da Covid. Não se manifestaram, porém, em defesa de Eduardo Pazuello, ex-titular da pasta, que passou à mesma condição.
ESPERANÇA
O Podemos quer apresentar o nome do senador Álvaro Dias como pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2022. A proposta seria feita pela presidente do partido, a deputada Renata Abreu. Mas há gente no partido que ainda acredita em filiação e candidatura de Sergio Moro.

CENTRADO
Já o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que Rodrigo Pacheco seria um bom nome para disputar a Presidência em 2022. Em entrevista ao Metrópoles, Ibaneis afirmou que o presidente do Senado foge ao radicalismo. “Na minha visão, Rodrigo Pacheco tem um perfil que o brasileiro está precisando: alguém que não trabalhe tanto na onda do radicalismo. Seria um excelente nome.”
LIGA DOS CLUBES
Admitindo que não há como barrar a criação de uma liga dos clubes para organizar o Brasileirão, os diretores da CBF vêem uma oportunidade da entidade ser contratada para cuidar de algumas áreas do torneio. Como, por exemplo, arbitragem e VAR, uma vez que a CBF tem montada toda uma estrutura para tal. A dificuldade seria como bancar os 128 clubes que disputam as quatro divisões. Hoje, é a CBF quem sustenta as séries B, C e D com recursos dos patrocínios da seleção.
FHC: 90 ANOS
FHC chegou aos 90 anos destacando as amizades com adversários políticos, como o ex-presidente Lula: “Eu me dou bem com Lula pessoalmente. Conheço ele há muitos anos. Já passou férias na minha casa de praia com a mulher dele, a Marisa, e os filhos quando eram pequenos. Não se faz política com fel, com amargor na boca”.

SAÚDE
Com opiniões que ainda causam impacto no mundo da política, FHC agradece por chegar aos 90 com saúde: “Você viver até os 90 anos com relativa autonomia é bom. Não basta estar vivo, tem que estar vivo com energia. O importante é que a pessoa tenha gosto pela vida, tenha prazer de estar vivo”.
PRESENTE
Quem também fez aniversário hoje é a cantora Maria Bethânia. Em uma postagem nas redes sociais, ela anunciou o lançamento de uma nova canção, intitulada “A flor encarnada”, que estará disponível nas plataformas digitais a partir de 25 de junho.
INAUGURAÇÃO
Depois de passar pelo Agreste de Pernambuco, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, já retornou ao Recife. Neste sábado, ao lado do ministro da Cidadania, João Roma, do secretário especial de Cultura, Mario Frias, do presidente da Embratur, Carlos Brito, e da presidente do Iphan, Larissa Peixoto, ele vai participar da “reinauguração” da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no Recife.
É AMANHÃ
Amanhã vamos contar toda a história do “racha do PSB” em torno da sucessão de Paulo Câmara. O governador que “trair” o acordo em torno do nome do ex-prefeito Geraldo Júlio e impor o secretário da Casa Civil, José Neto, seu amigo pessoal. Até aí, nada demais.

IMPEDIMENTO
A coluna não tem dúvidas de que José Neto é competente, habilidoso, discreto e trabalhador. O problema é outro, segundo contou um deputado estadual que pediu reserva. “Câmara e Geraldo chegaram ao poder porque foram ungidos por Eduardo Campos. Não tinham nem carisma e nem voto”, disse ele, para concluir.
“A situação do queridinho do governador é diferente. Ele não tem carisma nenhum, não tem voto e Eduardo Campos está no céu”.
É, pensando bem, faz sentido.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Sexta-Feira 18/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







