Por Ricardo Antunes — Foi assim. Para diminuir a derrota que teve na comissão por 22 x 11, na semana passada Bolsonaro praticamente forçou presidente da Câmara, Arthur Lira, a colocar em votação no plenário já que a questão “estava dividindo o Brasil”.
Hoje, o próprio Lira disse que ligou para o presidente e que o mesmo garantiu que respeitará a decisão. É pulha. O presidente precisa dessa narrativa até seu governo sair da lona, com o fim da pandemia e a retomada do crescimento econômico, previstos pelos analistas para o final do ano. Ele ainda tem uma carta na manga com o novo Bolsa Família.
Como essa coluna antencipou, no entanto, Bolsonaro não vai aceitar o resultado dessa terça feira. Muito pelo contrário, já está marcada uma manifestação nas principais capitais do país no 7 de Setembro. E para que?
Justamente para dizer que a eleição sem o voto aditável é fraude. Todo mundo sabe que o que Bolsonaro diz não se escreve e o próprio Arthur Lira desconfia que seu telefonema dessa tarde para o chefe da nação, vale tanto quanto o fusquinha 67 usado.
Ou seja, quase nada.
Anotem, por favor.
DEMONSTRAÇÃO
Noticiado mais cedo no blog, pelo grande fotógrafo Orlando Brito, o desfile de blindados previsto para esta terça-feira (10), dia em que acontece a votação da PEC do Voto Impresso no plenário da Câmara é visto como uma pressão ao Congresso, segundo parlamentares. O ato “lembra um episódio dos estertores da ditadura militar no Brasil”, afirma Lauro Jardim.

FILME ANTIGO
Em 23 de abril de 1984, dois dias antes da votação da emenda Dante de Oliveira —que, se aprovada, restabeleceria a eleição presidencial direta no Brasil—, Newton Cruz, o comandante militar do Planalto, desfilou pela Esplanada dos Ministérios e a emenda foi derrotada. No entanto, o regime militar estava nas últimas, e as diretas presidenciais retornariam em 1989.
ACENO
Com o agravamento da crise institucional no Brasil, aumentaram as cobranças para que Lula se posicione sobre o papel das Forças Armadas e como se daria a sua relação com os militares em uma eventual vitória do petista nas eleições do ano que vem. Desde março, o ex-presidente tem trabalhado na elaboração de uma carta aberta, na qual fará um aceno político aos militares. O documento já tem a sua base pronta, mas ainda não veio a público.
MENSAGEM
Na carta aos militares, Lula pretende destacar o tratamento que deu ao segmento em seu governo, apontar investimentos que fez e salientar que as Forças Armadas são um organismo de Estado, que não podem ser partidarizadas.
5G
O diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional dos EUA para as Américas, Juan Gonzalez, disse a jornalistas nesta segunda (9) que a chinesa Huawei pode deixar o Brasil “na mão” no fornecimento da tecnologia 5G. A informação é da Reuters.

INTERESSE
Os Estados Unidos são abertamente contra que o Brasil adote equipamentos da Huawei para o 5G. A empresa chinesa já opera no Brasil, e fornece equipamentos para as quatro grandes operadoras (Claro, Oi, Tim e Vivo). Boa parte do 4G no Brasil funciona com equipamentos da Huawei.
BAIXAR A PRESSÃO
A difícil missão de tentar melhorar apaziguar as relações de Jair Bolsonaro com o Supremo está a cargo de três bombeiros escalados pelo Palácio do Planalto: Jorge Oliveira, ministro do TCU, Nunes Marques, ministro do STF, e André Mendonça. Já tiveram algumas conversas iniciais. Mas não ainda como todos. O presidente Luiz Fux, por exemplo, não foi procurado.
ARAS
A crescente adesão de subprocuradores a manifestos e representações cobrando providências do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, contra os ataques de Jair Bolsonaro à urna eletrônica e ao STF, mostra que a insatisfação da cúpula do Ministério Público Federal com o líder da instituição atingiu níveis inéditos.
HOMENAGEM
Com 90 anos completos nesta segunda, Mário Jorge Lobo Zagallo é homenageado em documentário da Fifa. Campeão da Copa do Mundo como jogador, técnico e coordenador se emociona com depoimentos de estrelas do futebol mundial, entre elas, Pelé, Ronaldo e José Mourinho.

ONDE ASSISTIR
O filme, produzido em parceria com a Rios Comunicação e dividido em quatro capítulos, está disponível no canal da Fifa no YouTube.
MÚSICA
Falando em cultura, um dos nomes de peso da Música Popular Brasileira (MPB), Jards Macalé é o convidado do “Sonora Coletiva” desta quinta-feira (12), às 19h, com transmissão no canal multiHlab no YouTube.
MACALÉ
Na ativa desde os anos 1960, Jards Macalé é um dos nomes mais importantes da chamada Música Popular Brasileira de sua geração. Mas a vida de músico profissional nunca foi suficiente para seus múltiplos talentos, para sua inquietude artística. Já foi ator no filme “Amuleto de Ogum”, escreveu versos com o poeta Waly Salomão, além de letras com Capinam, Torquato Neto e Duda Machado.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Segunda-Feira 09/08/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.