Por JC – A Prefeitura do Recife resolveu recuar e anunciou que o agendamento da segunda dose da vacina Astrazeneca para a covid-19, que antes era de 60 dias, agora ficará entre 85 a 90 dias. neste sábado (17) uma mensagem já aparece no site oficial da PCR. A alegação é de que todas as doses da Astrazeneca com esse intervalo de tempo já foram agendadas. A capital não anuncia novos públicos para a vacinação desde o dia 05 de julho, imunizando atualmente quem tem 37 anos ou mais.
“Atenção: Todas as doses da vacina Astrazeneca enviadas pelo Ministério da saúde para aplicação da segunda dose já foram agendadas. O intervalo para agendamento da segunda dose passa a ser de 85 a 90 dias”, é a mensagem que aparece no site https://minhavacina.recife.pe.gov.br/.
Quem já havia agendado a vacinação com intervalo de 60 dias continua com a data mantida. A extensão do prazo é válida para quem vai agendar a partir de agora. A Prefeitura do Recife foi procurada pela reportagem. O espaço está aberto para maiores esclarecimentos.
No último dia 6 de julho o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que as pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca poderão tomar a segunda dose a partir de 60 dias após a 1ª dose. A decisão foi apresentada pela gestão municipal e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB).
“Vamos acelerar a imunização, quem tomou AstraZeneca vai poder receber a 2ª dose a partir de 60 dias após a 1ª dose. Dessa forma a gente vai conseguir ter mais recifenses com o esquema vacinal completo antes do prazo previsto”, disse à época o prefeito.
Expectativa para baixar idade da vacinação no Recife
A chegada de 184.250 doses de vacina da AstraZeneca contra a covid-19 a Pernambuco nesta sexta-feira (16) aumentou a expectativa para a diminuição da idade de vacinação, sobretudo na capital Recife. A cidade está imunizando a população com mais de 37 anos. Há mais de 10 dias a capital não anuncia mudança na idade de vacinação, enquanto outras cidades já vacinam idades mais baixas, como João Pessoa, que começou a imunizar quem tem 35 anos, que já imuniza jovens de 16 anos.
A expectativa no Recife é explicada pelo que foi dito pelo governador Paulo Câmara sobre o uso das doses de AstraZeneca que chegaram. Segundo o gestor, todas elas serão aplicadas em quem não tomou a primeira dose.
“Vamos destinar toda essa nova remessa para aplicação da primeira dose em quem ainda não tomou. Assim, estaremos ampliando o número de pernambucanas e pernambucanos que iniciam o esquema vacinal. Sempre lembrando que a segunda dose é absolutamente necessária para que a imunização esteja completa”, afirmou o governador.






