Por Ricardo Antunes — A Ucrânia é, neste momento, posto de trabalho de jornalistas um pouco por todo o mudo, que estão a fazer a cobertura do conflito armado entre ucranianos e russos, e todos estes profissionais são alvos de intensos interrogatórios para se perceber se são ou não espiões da Rússia.
O jornalista chileno Daniel Matamala contou que ele e um conjunto de jornalistas, que iam cobrir este conflito, foram interceptados pelas autoridades policiais ucranianas e levados para um interrogatório com o intuito de se perceber se eram espiões russos. Após largas horas na esquadra, o grupo foi libertado graças a uma tatuagem de Diego Armando Maradona.

“Hoje, num dos controlos rodoviários, a polícia apreendeu-nos documentos, câmaras, telefones e escoltaram-nos até à esquadra. Os primeiros interrogatório foram tensos: estamos num país em guerra e suspeita-se de espiões ou infiltrados”, referiu Daniel Matamala, citado pelo jornal argentino Olé.
“Um dos polícias viu os passaportes dos meus colegas argentinos e disse duas palavras que entendemos de imediato: Messi e Maradona. Foi aí que tudo mudou. O nosso grande operador de câmara mostrou uma tatuagem que tem do Maradona no gémeo. A atmosfera mudou muito e graças ao futebol conseguimos sair daquela situação”, acrescentou.
TRAVESSIA
Um garoto de 11 anos chegou em segurança à Eslováquia após viajar 1,2 mil km a partir do leste da Ucrânia com nada mais do que uma sacola plástica, uma mochila, o passaporte e o número de telefone de parentes no país anotado na mão.

HERÓI
Hassan deixou a Ucrânia sozinho porque sua mãe teve que cuidar da avó, que é idosa. Ele embarcou em um trem e, quando finalmente cruzou a fronteira, foi recebido por funcionários da alfândega. Já em território eslovaco, foi recebido como herói.
COBRANÇA
Após Bolsonaro cobrar, o presidenta da Petrobras, Silva e Luna teve de explicar a ministros do Governo por que a gasolina está tão cara. A inflação, puxada pelo preço dos combustíveis, é uma ameaça à popularidade do Governo.
REUNIÃO
Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Bento Albuquerque (Minas e Energia), e Roberto Campos Neto (BC), participaram da reunião e sabem que o motivo da alta é a dolarização da economia. Mas são contra a mudança que pode impactar o lucro dos investidores.

INFLAÇÃO
Para piorar, a guerra na Ucrânia deve impactar os preços dos alimentos e da energia. A comida mais cara, com a alta do trigo e dos fertilizantes, afetaria principalmente os mais pobres, recém-beneficiados com o Auxílio Brasil.
SINTONIA
Lula vai formalizar a candidatura à presidência em março, informa o senador petista Humberto Costa. A definição da vice é o próximo passo. Roteiro no PT coincide com o traçado no PSB.
MAIS FORTE
Com a filiação de Marcelo Freixo (RJ), Tabata Amaral (SP), Flávio Dino (MA) e João Azevedo (PB), o PSB se fortaleceu no plano nacional. Ex-governador de SP, Geraldo Alckmin também deve confirmar sua ida ao partido na próxima semana.
MULHERES
Integrantes de movimentos sociais saíram em caminhada no Recife, nesta terça-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, para pedir o fim da violência de gênero.

VIGÍLIA
O grupo se concentrou no Parque Treze de Maio, na área central da cidade, e seguiu em caminhada em direção ao Pátio do Carmo, onde programam uma vigília pelo fim da violência contra as mulheres.
INTERVENÇÃO
O Governo de Pernambuco inicia, nesta quinta (10), as obras para a triplicação da BR-232, no trecho de 6,8 km no acesso ao Recife. Os serviços começarão a partir da implantação dos desvios e de toda a sinalização necessária para assegurar a fluidez e a segurança no local.
SHOWS
Quatro grandes shows de MPB ocupam o Teatro Guararapes neste mês. Nando Reis (dia 18), Gal Costa (dia 19). Alceu Valença (dia 25) e Oswaldo Montenegro e Renato Teixeira (dia 26).
FOTO DO DIA:








