Por Ricardo Antunes — Cerca de 50 agentes da Polícia Federal participaram de uma operação nesta terça-feira (15) para desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de armas entre o Brasil e os Estados Unidos. Após trazer o material escondido em máquinas de solda e impressoras ao país, o bando montava o armamento usando impressoras 3D.
A operação Florida Heat visa cumprir sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Campo Grande (MS) e em Miami, nos Estados Unidos, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A Justiça determinou também o sequestro de bens avaliados em R$ 10 milhões.
Um dos alvos do mandado de prisão é contra Ronnie Lessa, policial militar reformado que já está preso desde março de 2019 sob a acusação de ter matado a vereadora Marielle Franco. Ele está sendo acusado de tráfico internacional de arma na modalidade adquirente, ou seja, estava supostamente comprando equipamentos provenientes do tráfico. Elaine Lessa, esposa de Ronnie, já havia sido presa no ano passado também acusada de tráfico internacional de amas.
Duas pessoas foram presas no Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, outras três foram comunicadas sobre os mandados de prisão. Em nota, a PF diz que esses três alvos já “constam na difusão vermelha da Interpol para eventual processo de extradição ao Brasil ou transferência de processo para os EUA a fim de que lá respondam por seus atos”.
INFLAÇÃO
Aumento do preço do gás de cozinha está deixando revendedores e donos de bares e restaurantes preocupados em perder clientes no Recife. Muitos já relatam dificuldade para fechar as contas sem repassar aumento para a clientela.

COBRANÇA
Após o preço do barril de petróleo perder valor, o presidente cobrou a queda no preço do combustível.
O MAIOR
Com as filiações acertadas nesta terça-feira, o PL passa a ser o partido com a maior bancada da Câmara, com 63 deputados federais. A legenda superou o União Brasil, resultado da fusão entre DEM e PSL, que encolheu nos últimos dias e agora fica com 60 parlamentares.
PROTEÇÃO
Viralizou nas redes sociais um vídeo em que um pastor benze diversas armas em uma igreja evangélica de Curitiba, capital do Paraná. Nas imagens é possível ver o líder da Igreja Agnus, Renê Arian, abençoando um arsenal de armas a fim de “guardar a população contra os homens maus”.

PRESSÃO
MDB, PSDB e União Brasil excluíram Moro de uma reunião. Não foi esquecimento, mas uma forma de pressionar o ex-juiz a sinalizar que abre mão de sua candidatura em nome de uma união da terceira via.
GENERAL
Por enquanto o juiz mantém a candidatura e vem conversando com o general Alberto dos Santos Cruz para que o militar da reserva seja candidato a governador no Rio de Janeiro.
TRAGEDIA
Juan Carlos Escotet Alviarez, 31, filho do fundador do grupo bancário Banesco – o venezuelano Juan Carlos Escotet Rodriguez -, morreu em um acidente durante uma competição de pesca em Florida Keys, nos Estados Unidos no último sábado (12), após saltar do barco para resgatar a noiva, Andrea Montero, e ser atingido pelas hélices do veículo. Ela escapou.
DOAÇÃO
Para incentivar a regularidade na doação de sangue, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou projeto que concede aos doadores meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

EM ANÁLISE
A proposta da deputada Alana Passos (PTB) agora segue para análise do governador Cláudio Castro (PL), que tem 15 dias para sancioná-la ou vetá-la. Boa iniciativa.
CARONA
O governador Paulo Câmara retorna hoje suas agendas do Plano de Retomada. Ele vai para o Agreste e a Mata Norte, e deve levar o deputado federal e pré-candidato Danilo Cabral a tiracolo.
ESTRATÉGIA
Por enquanto, a estratégia do PSB é nacionalizar a disputa em Pernambuco. Mas isso pode dar errado, se Bolsonaro seguir crescendo nas pesquisas.
JULGAMENTO
O primeiro dia do júri popular de João Victor Ribeiro de Oliveira, motorista responsável pela colisão que matou três pessoas e deixou mais duas feridas, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, em novembro de 2017, foi suspenso pouco depois das 19h desta terça-feira (15). O julgamento será retomado nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, quando mais duas testemunhas serão ouvidas.
FOTO DO DIA:








