Por Ricardo Antunes — A entrevista coletiva da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (08), pouco contribuiu para entender melhor o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista da Funai, Bruno Pereira. No entanto, segundo o colunista Rodrigo Rangel, a cúpula da PF tem duas hipóteses principais sobre o caso: emboscada ou acidente.
Em conversas reservadas, investigadores descartam que os dois tenham se perdido na floresta, já que Bruno Pereira, enquanto funcionário da Funai, conhecia muito bem a região. Por isso, eles não devem estar perdidos, talvez, tenham sofrido um acidente, por exemplo.
Mas a aposta principal é de que Pereira e Phillips tenham sido alvos de um emboscada. A região por onde eles passaram é dominada por criminosos. Inclusive, o indigenista recebeu ameaças nas semanas anteriores ao desaparecimento, e desconfiava que estava sendo seguido em seus deslocamentos.
Enquanto o desaparecimento não é esclarecido, a Polícia Federal tem monitorado em tempo real as buscas, e tido auxílio das Forças Armadas nas operações. No entanto, ainda não foram encontrados indícios do paradeiro da dupla.
BRASILEIRO
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que pretende mostrar a Joe Biden “o que é o Brasil”, durante a Cúpula das Américas, nos Estados Unidos. O encontro entre os chefes de Estado está previsto para amanhã (09). Hoje, o presidente americano chegou à cúpula. Bolsonaro embarca na noite desta quarta.

AMERICANO
Já de acordo com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, o encontro tratará de “eleições democráticas, transparentes e abertas” com Bolsonaro. A Casa Branca também não descarta trazer para o debate o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira, na Amazônia.
ARRECADAÇÃO
Integrantes da campanha de Lula e do PT estão divididos sobre a estratégia de arrecadação online para as eleições. Uma ala significativa do partido e da campanha defende que seja colocado no ar, o quanto antes, um site para coletar doações.
ENGAJAMENTO
Entre os argumentos dos adeptos à iniciativa está o de que, além da chegada de recursos, a ação engajaria diretamente os eleitores. Outra ala, no entanto, defende que o petista não deve se envolver diretamente nas arrecadações.
BLOQUEIO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio das contas de Paola Silveira, esposa do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

DECISÃO
A decisão foi tomada após o parlamentar fazer uma transferência de R$ 100 mil para tentar fugir do pagamento de multa determinado pelo magistrado. Parlamentar foi multado por não usar tornozeleira eletrônica.
QUE COISA
A coluna LeoDias descobriu que o falecido pai de Luciana Gimenez, João Alberto Morad, deixou uma herança de mais de R$ 2 milhões.
HERANÇA
Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, a beneficiária dessa bolada não foi a apresentadora do Superpop (RedeTV!), e sim uma mulher identificada como Carla Leoniuk, completamente desconhecida pela artista e por seus familiares.
TABATA TAMBÉM VAI?
A Comissão Externa Temporária para acompanhar a crise das chuvas em Pernambuco convocou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), para audiência pública na Câmara Federal. O requerimento é de Túlio Gadelha (REDE-PE) e foi colocado em pauta por Marília Arraes (SD), presidente do órgão legislativo.

DESENVOLVIMENTO
O projeto de desenvolvimento do Litoral Norte, liderado pelo Movimento Pró-Pernambuco, será apresentado aos candidatos a governador em encontros com o trade turístico da região, que vai de Olinda à Goiana. O primeiro é o candidato do PL, Anderson Ferreira, nesta quinta-feira, 9, na Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), às 10h00.
MAPA
O ex-prefeito de Jaboatão vai conhecer o Mapa e o Planejamento Estratégico do Litoral Norte e, ao final do encontro, será convidado a assinar um documento onde se compromete a defender o trecho, rico em história e belezas que vêm atraindo novos empreendimentos em hotelaria com investidores do Brasil e do exterior.
FOTO DO DIA:








