Por Ricardo Antunes — Expulsa do PT por apoiar Marília Arraes e não seguir a cartilha do partido que fechou com o candidato Danilo Cabral (PSB), a vereadora de Garanhuns, Fany Bernal, foi barrada no evento de Lula em seu próprio município, no Agreste. (Veja o vídeo acima).
Revoltada, ela enviou um vídeo para nosso Blog denunciando o fato e dizendo que ninguém vai impedir o voto dela em Marília Arraes. “Vereadores de outros partidos tiveram acesso ao evento e eu fui barrada. O bom é que estou aqui do lado do povo”, disparou a parlamentar de Garanhuns.
Embora seja uma conduta previsível, a decisão do PT de expulsar filiados que apoiam outras candidaturas beira uma postura autoritária e ditatorial. Ainda mais se tratando de alianças com o PSB, com quem os petistas travaram brigas ferrenhas, em especial nos últimos dez anos. Basta lembrar de 2014, quando apoiaram Armando para governador e ainda indicaram João Paulo ao Senado; em 2016, quando João Paulo disputou a prefeitura e perdeu para Geraldo Julio (PSB); e 2020, quando o partido lançou Marília Arraes para prefeita do Recife, tendo inclusive como entusiasta desse projeto a deputada Teresa Leitão (PT), hoje pré-candidata ao Senado na chapa de Danilo e detratora de Marília em alguns comícios.
Segue abaixo o vídeo disponibilizado pela vereadora.