Da Redação do Blog — A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizará nesta quinta-feira (18) um leilão do Aeroporto de Congonhas e de mais 14 aeroportos pelo Brasil. Congonhas é o aeroporto mais movimentado de todo o território nacional, e um dos últimos grandes terminais que não foram para a iniciativa privada.
O governo tem uma expectativa de que os vencedores dos leilões invistam pelo menos R$ 7,3 bilhões na modernização dos terminais, ao longo dos 30 anos de concessão, sendo R$ 3,3 bilhões somente em Congonhas.
Os 15 aeroportos da 7ª rodada de concessões da Anac estão divididos em 3 blocos, sendo eles quem arrematar o de Congonhas, por exemplo, também terá que administrar outros 10 localizados em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Atualmente, 44 terminais são operados por empresas privadas, cerca de 75,8% do total. Esta será a terceira rodada de concessão de aeroportos realizada em blocos, são os 15 que encontram-se situados em seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul e Amapá.