Do UOL – Ângela Machado, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, fez uma publicação nas redes sociais na qual faz uma insinuação pejorativa aos nordestinos. O texto foi postado ontem (31), dia seguinte à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial.
“Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome”, publicou em sua conta no Instagram.
O texto circulou em alguns grupos bolsonaristas logo após a vitória de Lula no segundo turno da eleição à presidência da República e este texto foi replicado no Instagram de Ângela Machado. Em outras postagens, ela sempre mostrou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e fez campanha aberta pela sua reeleição. Nesta terça-feira (1) seu perfil no Instagram foi fechado e tornou-se privado aos seus seguidores.
Quando se analisa a votação no Brasil por região, constata-se que Lula obteve 69,34% dos votos na região Nordeste, enquanto Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, ganhou nas outras regiões do país. Na postagem, a diretora do Flamengo usa o termo “onde se passa férias”, em uma possível referência ao Nordeste brasileiro.
Após o primeiro turno das eleições, Flávia Moraes, vice-presidente da comissão da Mulher Advogada da OAB de Uberlândia, Minas Gerais, fez uma gravação em que também tratou a região como um local para lazer:
“Nós geramos emprego, nós pagamos impostos e sabe o que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos dar dinheiro para quem realmente precisa, quem realmente merece — a gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas. Vamos gastar nosso dinheiro no Sul, Sudeste ou fora do Brasil, que inclusive está muito mais barato.”
À época, em publicação no Instagram, a OAB-MG em Uberlândia disse que as declarações de Flávia Moraes não refletiam o posicionamento da instituição e que ela havia se licenciado do cargo “para se dedicar pessoalmente ao assunto”.
Outra menção da diretora do Flamengo que remete às eleições é que o termo “gado” se tornou um apelido pejorativo dos bolsonaristas. E o texto faz essa alusão entre o “gado” e o “carrapato” que vive do sangue do animal sem oferecer nada em troca.
Nos últimos meses, é inegável a relação da atual diretoria do clube com o mandatário do país.
Tanto que Jair Bolsonaro recepcionou o elenco do Flamengo após a conquista da Libertadores — em vitória sobre o Athetico-PR em Guayaquil, no Equador. Na manhã de domingo (30), dia em que o segundo turno foi realizado, o atual presidente do Brasil levantou a taça e posou ao lado de jogadores e dirigentes ainda na pista do aeroporto do Galeão. O ato recebeu críticas de parte da torcida.
Vale lembrar que a região Nordeste conta com muitos torcedores rubro-negros. Segundo pesquisa O Globo/Ipec divulgada em julho, o clube da Gávea foi citado como time do coração por 23,6% dos torcedores que moram no Nordeste — o Corinthians apareceu em segundo, com 9,2%, e o Bahia em terceiro, com 5,9%.
Rodolfo Landim está no segundo mandato à frente do Flamengo. Ele foi o vencedor dos pleitos de 2018 e 2021.
Procurado, o Rubro-Negro não se pronunciou sobre a postagem de sua diretora de Responsabilidade Social. Também não foi possível contato com Angela Machado. Assim que o clube ou a diretora se pronunciar esse texto será atualizado.
Veja também
https://ricardoantunes.com.br/veja-o-discurso-completo-de-bolsonaro-no-alvorada/