Raphael Guerra, do JC — Um casal de turistas alemães foi assaltado e esfaqueado durante um passeio pelo Centro do Recife na última quinta-feira (8). O caso de violência foi confirmado nesta segunda-feira (12) pela Polícia Civil, que deu início às investigações.
De acordo com as primeiras informações já coletadas pela polícia, as vítimas, dois homens de 79 e 81 anos, estavam em um cruzeiro e desceram do navio para passear. A abordagem criminosa aconteceu na Avenida Dantas Barreto, bem perto da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. O casal havia parado para fazer fotos.
Ambulantes que trabalham na área contaram à polícia que as vítimas foram abordadas por dois assaltantes, que teriam anunciado o assalto em português. Os estrangeiros não entenderam e acabaram sendo atingidos com golpes de facas. Em seguida, a dupla pegou celulares e óculos das vítimas e fugiu.
Um deles teve ferimentos superficiais, foi atendido e já recebeu alta. O outro homem teve ferimentos mais graves e segue internado no Hospital Santa Joana, no Recife. A assessoria da unidade informou que pedirá autorização de familiares para repassar o estado de saúde atualizado da vítima.
As investigações estão sendo conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Até agora, nenhum suspeito foi preso.
A coluna questionou a Polícia Militar sobre a insegurança na área, mas a corporação informou que caberá à Secretaria de Defesa Social (SDS) se pronunciar sobre o tema.
Roubos no Recife
De acordo com dados da SDS, 1.449 queixas de roubos e furtos foram registradas no Recife somente no mês de outubro de 2022. No mesmo período do ano passado, foram 1.595 boletins de ocorrência. Os números referentes ao mês de novembro ainda não foram divulgados.
E relação aos latrocínios (roubo seguido de morte), 11 casos foram registrados na capital pernambucana entre janeiro e outubro deste ano. No mesmo período de 2021, foram 10 registros.
Veja também