Do G1 – Morreu nesta quarta-feira (14), no Recife, o turista alemão ferido durante um assalto que ocorreu enquanto ele passeava com o marido no Centro da capital, na quinta-feira (8). A informação foi dada pela delegada Polyanne Farias, da Diretoria Integrada Especializada (Diresp) da Polícia Civil. O homem, que era idoso, estava internado no Hospital Santa Joana, no Centro do Recife. Ele e o marido estavam num cruzeiro, tinham desembarcado no Porto do Recife e estavam passeando pela capital pernambucana quando foram abordadas, perto da Igreja do Carmo, no bairro de Santo Antônio.
A vítima foi identificada como Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos. O marido dele é Wolfgang Duysen Gurkasch, de 79 anos. O g1 também entrou em contato com o Hospital Santa Joana, que não foi autorizado a repassar informações sobre o paciente. Anteriormente, a Secretaria de Defesa Social (SDS) havia informado que o homem foi esfaqueado. Entretanto, a delegada informou que não se sabe se houve essa violência. O homem tinha um ferimento na cabeça.
“A informação é de que infelizmente a vítima veio a óbito. Agora se trata de um latrocínio consumado, e não temos a informação de que a vítima foi esfaqueada. Eles cercaram [as vítimas], como é o modus operandi. Eles agem assim, intimidando as vítimas. Eles cercam, ameaçam e praticam também essa violência física”, declarou.
Na terça-feira (13), um homem foi preso pelo crime e confessou. Ele foi identificado como Jonas Félix de Souza, de 27 anos. Outro rapaz também foi detido, mas não foi informado se ele teve participação no assalto ao casal de estrangeiros.
1 de 2 Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos (à esquerda), que morreu, e o marido dele, Wolfgang Duysen Gurkasch, de 79 anos (à direita) — Foto: Reprodução/Redes sociais
Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos (à esquerda), que morreu, e o marido dele, Wolfgang Duysen Gurkasch, de 79 anos (à direita) — Foto: Reprodução/Redes sociais
Em entrevista ao NE1, nesta quarta, a delegada Polyanne Farias disse que, agora, o caso é investigado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Afirmou, ainda, que outros crimes e pessoas são investigados. O homem foi preso no momento em que praticava outro roubo.
“Nós temos mais três envolvidos no crime que vitimou os alemães. É crime a receptação desses objetos que são obtidos por meio de roubo, furto. E há implicação desse crime subsequente. Ontem, a prisão em flagrante foi pelo crime de roubo, com aumento de pena pelo fato de serem dois envolvidos que agiram em conjunto. As vítimas foram uma senhora, que estava acompanhada da filha adolescente”, explicou a delegada.







