Por Ricardo Antunes – “Ex-embaixadores de Bolsonaro vão para consulados sob Lula”, informa a colunista Malu Gaspar, em O Globo. São eles: Sérgio Danese e Julio Glinternick Bitelli, que vão respectivamente para a embaixada do Brasil na ONU e para a embaixada em Buenos Aires. As indicações ainda serão publicadas no Diário Oficial.
Ainda segundo a jornalista, Ronaldo Costa Filho, que já foi embaixador do Brasil junto à União Europeia em Quito, no Equador, vai ser cônsul do Brasil em São Francisco. Já o embaixador atual em Buenos Aires, Reinaldo Salgado, vai para o consulado em Chicago, nos Estados Unidos.
Além deles, o chefe de gabinete do ex-Ministro Carlos França, o embaixador Achilles Zaluar, vai para o consulado em Bruxelas, na Bélgica. Ele tinha pleiteado a embaixada do Brasil no Vaticano.
Interlocutores de Mauro Vieira dizem que não há revanchismo em relação aos dois diplomatas, mas os dois postos para os quais Costa Filho e Salgado estão sendo indicados são bem menos prestigiados do que os que ocupavam até agora.
Bitelli, que vai para a Argentina, e Danese, que vai para a ONU, trabalharam juntos no gabinete de Mauro Vieira quando ele foi ministro de Relações Exteriores de Dilma Rousseff.
INVESTIGAÇÃO
Luís Roberto Barroso determinou que se investigue a possível participação de autoridades do governo Jair Bolsonaro em crimes de genocídio, quebra de segredo de Justiça e delitos ambientais ligados à vida e à segurança de comunidades indígenas.

CRIME
A ordem do ministro do STF abrange a PGR, o Ministério da Justiça, o Ministério Público Militar e a superintendência da Polícia Federal em Roraima —estado onde se localiza a maior parte da reserva yanomami.
ENCONTRO
Valdemar Costa Neto dará um jantar na noite desta segunda-feira para ajudar a mapear os votos de Rogério Marinho na disputa à presidência do Senado e também para estreitar os laços com os novos parlamentares que tomarão posse esta semana.
ULTIMATO
No encontro, o presidente do PL vai aproveitar para medir a temperatura da força do candidato do partido na eleição. Será o momento para decidir se Marinho segue no páreo ou se a candidatura morrerá na praia.
ESCOLHA
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes já tem um nome favorito para ocupar a próxima vaga da corte que será aberta: Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) busca espaços nas mesas e comissões da Casa.

COMPETÊNCIA
Colegas de Moraes no próprio STF afirmam que o ministro tem deixado claro, em conversas nos bastidores, que considera Salomão o nome “mais preparado” para ocupar o posto de Ricardo Lewandowski, que se aposenta em maio.
APROVAÇÃO
O governo dos EUA concedeu o agrément (aprovação, em linguagem diplomática) para que Maria Luiza Ribeiro Viotti seja a nova embaixadora do Brasil em Washington, informou o Itamaraty nesta segunda-feira (30).

NOME
Viotti, que tem 68 anos, já foi representante do Brasil na ONU, embaixadora na Alemanha e chefe de gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Seu nome ainda terá de ser aprovado pelo Senado brasileiro.
SHOWS
O Clube Atlântico de Olinda recebe, na sexta-feira (3), a segunda edição do baile “E Agora, José?”. As atrações são a banda Eddie, Siba Veloso, Viola Luz – com participações especiais de Cila do Coco e do compositor Juba – e os DJs Uirá Ferreira e Rodrigo Porto.
COMBINAÇÃO
De acordo com a produção do evento, o cantor e compositor Siba mostra na festa um repertório que mescla os ritmos carnavalescos com parte do seu álbum mais recente, “Coruja Muda”.
FOTO DO DIA








