Por Ricardo Antunes — Derrotado de forma humilhante pelo grupo da governadora Raquel Lyra (PSDB) na disputa pelas comissões da Assembleia, o deputado Waldemar Borges (PSB) resolveu deblaterar. No entanto, em suas lamentações, insultou a memória e a inteligência de quem acompanha a política pernambucana.
Em seus devaneios, chegou a dizer que o PSB era amador nas articulações e que não se metia nas articulações do Poder Legislativo. Um surto de inocência, que até se poderia esperar de um novato na política, mas nunca de um ex-líder de governo e que chegou a presidir a Comissão de Legislação e Justiça da Alepe, carga para o qual buscava a recondução, apesar de agora figurar no campo oposicionista. Uma ingenuidade que não combina, convenhamos.
Após 16 anos no poder, os socialista usaram e abusaram do processo de tratorar adversários, a começar pela própria vice-governadora atual, Priscila Krause (Cidadania), que ainda conseguiu causar barulho em seus dois mandatos na Casa de Joaquim Nabuco. Agora no governo, ela participou decisivamente das articulações com os parlamentares, que renderam a conquista das três principais comissões da Assembleia, como era o desejo da governadora Raquel Lyra.
Atabalhoamentos e inocências à parte, uma coisa é certa. O núcleo do governo e a oposição precisam achar seus rumos. Todavia, o primeiro sempre tem melhores condições de atingir, como o fez, nas articulações das últimas 24 horas. E a história seguirá sendo narrada, sem a chiadeira de quem perdeu a boquinha.
FOGO AMIGO
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann conseguiu um aliado para “fustigar” o ministro da Fazenda, Fernando Haddad por pautas mais à esquerda: PSOL.

ALVO
O presidente da legenda, Juliano Medeiros, se encontrou com a petista e prometeu centrar fogo pela reforma tributária e a revisão da política de preços da Petrobras.
TRANSPARÊNCIA
Falando nisso, ministros do governo Lula têm defendido que a nova diretoria da Petrobras seja favorável a um novo regulamento que dê maior transparência para a política de preços dos combustíveis aplicada pela empresa.
MUDANÇA
A ideia, por exemplo, é que todos os relatórios que levam a definição de preços sejam públicos. Os oito diretores da empresa serão trocados em abril, com indicação do novo governo.

OMISSÃO
Documentos que constam da investigação interna em curso na Americanas mostram que o comitê de auditoria questionou os diretores em pelo menos quatro ocasiões sobre as operações que geraram o rombo contábil na empresa, mas em todas elas a resposta foi que essas operações simplesmente não existiam.
FACHADA
A fraude maquiava o tamanho do passivo da varejista, fazendo com que parecesse financeiramente mais saudável do que na verdade era. Com o lucro anabolizado, também era possível distribuir mais dividendos aos acionistas e bônus aos executivos.
FAKE NEWS
O cantor João Lee, filho de Rita Lee, de 75 anos, desmentiu fake news que espalhava que a cantora teria morrido. “Gente, minha mãe está bem. Eu tô aqui com ela agora. Ela está tomando sorvete. Não caiam em fake news”, escreveu nas redes, anexando foto do momento.

TRATAMENTO
Rita Lee está internada no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Ela realiza avaliações de saúde após passar por tratamento contra o câncer.
CAFÉ…
Nesta quarta-feira, a Diretora Geral da Mútua, pernambucana Roberta Meneses, participou de debates na sessão Café com Política, o principal assunto teve o Deputado Waldemar Oliveira (Avante) como protagonista, falou sobre a criação da Frente Parlamentar Mista do Sistema Confea/Creas e Mútua.
…COM POLÍTICA
O deputado do Avante se ofereceu como um dos membros da possível Comissão para apresentar e defender os interesses da Engenharia, da Agronomia, das Geociências e do Sistema em geral na Câmara Federal. Participaram do evento também o Presidente da Mútua, Francisco Almeida, o Conselheiro do Crea-PE, Cássio, além de diversas personalidades políticas e profissionais ligados ao Sistema Confea/Creas e Mútua.
FOTO DO DIA:










