Por Ricardo Antunes – O presidente Lula vem pela primeira vez ao Nordeste onde vai cumprir agenda em Campina Grande (PB) e no Recife. Ele decola da base aérea de Brasília, logo cedo, às 05h30 e chega por volta das 09h30. De lá ele segue para o primeiro evento do dia. Será no Parque Eólico Chafariz, em Santa Luzia (PB), onde visitará o Complexo Renovável Neoenergia.
Às 13h00 o presidente se desloca com sua comitiva para a Base Aérea do Recife. São apenas 20 minutos de voo e assim que chegar ela vai direto para o Palácio do Campo das Princesas. Antes de almoçar com a governadora Raquel Lyra e um seleto grupo de convidados, o presidente assina atos alusivos à homologação do Acordo de Noronha.
Por volta das 16h, o presidente tem seu último compromisso no Recife, dessa vez com o fiel aliado João Campos (PSB). O prefeito do Recife e o presidente Lula tem estreitado os laços e há quem diga que o PT vai fechar com a reeleição do filho do ex-governador Eduardo Campos, em 2024.
No Ginásio de Esportes, Geraldo Magalhães, será realizada a Cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF). Não está confirmado se o presidente vai conceder uma coletiva de imprensa, mas Lula vai discursar. Depois do evento ele segue para o Rio de Janeiro, onde deve chegar às 21h30 e pernoitar.
NO PALÁCIO
Perto de sua aposentadoria no STF, o ministro Ricardo Lewandowski estará no Recife, nesta quarta (22), para testemunhar o acordo em que o presidente Lula assina com Raquel Lyra sobre Fernando de Noronha. E é presença confirmada no almoço do Palácio das Princesas.

MENU
Intolerante à lactose, o presidente Lula terá um menu especial amanhã (22), no Palácio do Campo das Princesas. A governadora Raquel Lyra oferecerá o almoço reservado a poucos convidados. Além de Lewandowski, estarão presentes os ministros Jáder Filho, Paulo Teixeira e André de Paula, senadores e o prefeito João Campos. A primeira-dama do país, Janja Lula da Silva, também estará presente e deve receber uma lembrança da cultura local.
ESTRATÉGIA
Depois da visita a Pernambuco, o presidente Lula viaja à China, no domingo (26). O petista pretende usar sua viagem à China para testar nomes de cotados que podem assumir a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), que estará vaga com a saída do ministro Ricardo Lewandowski. A intenção é dividir o assunto com senadores que integrarão a comitiva brasileira e testar a aceitação dos nomes que estão no radar.
FAVORITOS
Além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, mais seis senadores já confirmaram presença na viagem oficial do presidente, que ocorrerá entre os dias 26 e 31. Os dois nomes que despontam como favoritos do presidente são o de seu advogado, Cristiano Zanin, e do jurista e ex-assistente de Lewandowski Manoel Carlos de Almeida Neto.
VAIDOSO
Flávio Roberto de Souza foi preso hoje pela Polícia Federal. Em 2015, o então juiz do caso Eike Batista foi flagrado dirigindo um Porsche do empresário pelas ruas do Rio de Janeiro.

LIVRES
Uma das ações mais emblemáticas da Caixa de Pandora chegou ao fim sem qualquer punição ou absolvição dos envolvidos, 14 anos após a deflagração da operação que escancarou o maior esquema de corrupção da capital da República.
CADUCOU
O processo movido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra 20 réus por formação de quadrilha – incluindo o ex-governador José Roberto Arruda e o ex-vice-governador Paulo Octávio (PSD) – prescreveu.
IMPUNIDADE
Ou seja, a Justiça não julgou os réus da Pandora a tempo nem poderá julgá-los mais, no âmbito da acusação de formação de quadrilha, em razão da longa demora no andamento do processo judicial. O crime compensa no Brasil
DE VOLTA
Após cinco anos de resultados negativos, a companhia aérea portuguesa TAP planeja novos voos entre Brasil e o país europeu. Atualmente a empresa voa a partir de 11 cidades do país como Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belém.

FREQUÊNCIA
A empresa vai ampliar a frequência com seis novos voos entre Brasil e Lisboa nos próximos meses. Assim, São Paulo terá 20 voos por semana, dois a mais que o atual. Além disso, vão ganhar mais um trecho semanal as cidades de Salvador (que passa a ter seis voos), Belém (para 4), Brasília (chega 6) e Belo Horizonte (que passa a ser diário). O Rio conta com 10 voos.
ÚLTIMO DIA
Acaba amanhã a “Mostra de Cinema Espanhol Contemporâneo”, no Teatro do Parque, no Recife. Os últimos dois filmes “Crónica de una tormenta” e “Una vez más”, poderão ser assistidos de forma gratuita.
FOTO DO DIA
