Por Ricardo Antunes
Embora com um quadro de saúde agravado não é verdade que o ex-vice presidente da República, ex-ministro e ex-governador de Pernambuco, Maco Maciel, tenha falecido nessa sexta-feira como se noticiou nas redes sociais. Ele se encontra em Brasília junto com seus familiares, conforme o blog confirmou há pouco. A confusão na web foi feita pela morte do jornalista e ator Marcos Macena que nos deixou, hoje, pela manhã.
Aos 77 anos, Maciel convive com mal de Alzheimer, doença que provoca perda de memória, retirou-lhe a vida social e o entendimento político de um dos maiores articuladores políticos do país. Há cerca de 8 anos ele vice recluso na Capital Federal ao lado da esposa Ana Maria.
De estilo discreto, Maciel, em média, governou o país por um dia a cada semana que Fernando Henrique Cardoso esteve na Presidência, entre 1995 e 2002, devido às viagens do titular. E foi um dos responsáveis pela eleição de Tancredo Neves quando a maioria do seu partido rompeu com a candidatura de Paulo Maluf que foi derrotada no colégio eleitoral.
Em maio, seu irmão, o advogado e jornalista, Zezito Maciel, faleceu no Recife aos 82 anos






