Do Oitomeia – A advogada Élida Fabrícia, que ganhou uma enorme repercussão negativa nas redes sociais após divulgar um vídeo em que diz “adorar crime passional” e ainda que “Dia dos Namorados combina com crime passional”, anunciou ao presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que vai pedir afastamento do cargo de Conselheira Federal da Ordem.
A informação foi confirmada pela assessoria do Conselho Federal da OAB e foi publicada em uma nota às 23h desta terça no site nacional da Ordem dos Advogados do Brasil.
“A advogada, que é conselheira federal da OAB pelo Piauí, comunicou ao presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que pedirá afastamento do cargo ainda na noite desta terça”, diz trecho da nota.
Veja o vídeo abaixo:
A reportagem do OitoMeia entrou em contato com a advogada e com a assessoria da OAB no Piauí na manhã desta quarta-feira (14/06), mas até o fechamento desta matéria ainda não tinham se posicionado. Caso elas se pronunciem, esta informação será atualizada com as respostas da própria Élida Fabrícia e por parte da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí.
Infração Ética
O Conselho Federal da OAB determinou ainda aos órgãos competentes dentro da instituição que instaurem procedimento para apurar possível infração ético-disciplinar por parte da advogada Élida Fabrícia. Segundo Simonetti, “a OAB repudia o estímulo à prática de crimes e tem atuado concretamente em defesa das mulheres, combatendo qualquer violência de gênero”. Ele diz ainda que a advogada terá acesso à ampla defesa e ao contraditório.

Fora das Redes Sociais
Ainda na madrugada, devido toda a repercussão negativa, a advogada Élida Fabrícia teve a sua página retirada das redes sociais. Não é possível mais encontrar inclusive as postagens feitas por ela onde pede desculpas e alega que a reação que as pessoas tiveram a respeito de suas falas se deve a uma “criminalização da advocacia criminalista”. Na entrevista que concedeu ao OitoMeia ainda na noite desta terça, a advogada Élida Fabrícia disse que houve uma “reação exacerbada”. Para ela, seu vídeo apenas reforça a sua atividade enquanto advogada criminalista.
