Com informações da Assessoria de Imprensa
Dialogar com pessoas, espaços e culturas diferentes é um dos grandes desafios deste século. O respeito às diferenças torna-se, a cada dia mais, uma necessidade emergente para que consigamos viver e conviver em uma sociedade. É com base nesse princípio que a Festa Literária Internacional de Pernambuco – a Fliporto – promove a sua 12ª edição, de 10 a 12 de agostos, com o tema “Diálogos no Contemporâneo”, trazendo uma programação plural, gratuita e conectada com os temas que estão sendo debatidos na atualidade.
A curadoria da Fliporto é assinada por Antônio Campos e Eduardo Côrtes, que representam a Editora Carpe Diem e Editora Fliporto, respectivamente. Uma das novidades para a edição deste ano é o retorno para Porto de Galinhas, praia que recebeu a realização da primeira da festa literária em 2005 e também nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009. Após uma temporada na cidade de Olinda, a Fliporto volta ao seu lugar de origem, onde irá ocupar vários espaços no centro do balneário, dedicados aos polos do evento.
O homenageado do Congresso Literário desta edição é o escritor Marcus Accioly, poeta e membro da Academia Pernambucana de Letras que faleceu no final de 2017, e que, por mais de uma vez, esteve na Fliporto, honrando o evento com a sua presença e vasto conhecimento literário.
O braço principal da Fliporto, o Congresso Literário, irá acontecer no auditório do Espaço Muru-Muru, no Restaurante Itaoca, localizado na Praça das Piscinas Naturais e, mais uma vez, contará com a presença de convidados nacionais e internacionais, entre eles, Eduardo Agualusa, jornalista, editor e escritor angolano que estará em uma mesa com o escritor pernambucano, Raimundo Carreiro, com o tema “Minhas estórias literárias”.
Agualusa é um dos mais importantes e premiados autores lusófonos da atualidade e, no ano passado, lançou o seu mais recente livro, “A Sociedade dos Sonhadores Involuntários, pela Editora Planeta. Outro destaque do Congresso é a presença do escritor, letrista e produtor musical Nelson Motta, referência em assuntos ligados à história da música popular, que estará em uma mesa com o jornalista AD Luna intitulada “Literatura e Música”.
A abertura oficial do Congresso Literário, no dia 10 de agosto, às 17h, será realizada pela prefeita de Porto de Galinhas, Célia Sales, e em seguida haverá uma mesa sobre “Meu Ipojuca querido”, com Romero Sales, Marly Mota, Arnaud Mattoso e Rui Ferreira. Na sequência, acontece uma conferência sobre Empoderamento feminino: o papel da mulher no mundo de hoje, com Jô Mazzarolo, Margarida Cantarelli, a prefeita Célia Sales e Luzilá Gonçalves.
O papel do turismo em Pernambuco, olhares sobre o contemporâneo com o escritor Antônio Campos e a vida e obra de Marcus Accioly, por Alvaci Raposo com Fátima Quintas, são outras mesas que também compõem a programação da Fliporto 2018, além de espetáculo teatral e shows musicais.
O encerramento do Congresso ficará por conta do cantor ipojucano Nando Cordel, que leva para a sua cidade natal um show especial com os seus filhos, no Dia dos Pais, e será o homenageado do Circuito Gastrô da Fliporto 2018, polo que envolve a gastronomia local de restaurantes do balneário com pratos nomeados a partir das composições de Nando Cordel, como os já confirmados “Peixe de Volta pro Aconchego” e “Filet É de dar água na boca”.
Antes do show, o músico participa de um talk show, entrevistado pelo jornalista José Telles. O espaço para as crianças e adolescentes, a Fliporto Galera e Galerinha, que acontecerá principalmente no Beira-Mar Food Park, com programação também no Porto Cult e no Restaurante Beijupirá, levará para a criançada bate-papos com autores infanto-juvenis, contação de histórias e muitas brincadeiras nos dias 10 e 11 de agosto, sob o comando da empresa Cia do Lazer.
Já a Eco Fliporto, voltada para a discussão sobre temáticas ambientais, ficará localizada na sede da EcoAssociados, onde contará com uma exposição e palestra sobre os Baobás de Pernambuco, por Antônio Campos, além do Museu das Tartarugas, mostra permanente no local, e outras palestras dentro do tema ambiental. Outro destaque da programação é a já tradicional Feira de Livros, que este ano homenageia a escritora ipojucana Marly Mota, e será comandada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livro – Andelivros.
A atração da Feira são os livros com preços mais acessíveis. Além desses polos, a grade programática da Fliporto também conta com a Fliporto Cult e a Fliporto For All, com programações musicais sempre ao final dos dias da festa, a Tribuna Livre, aberta para quem quiser recitar poemas, ou ler trechos de um livro, e a Fliporto Geek, com uma programação toda voltada para o universo digital e seus desafios.
Outras novidades desta edição é a Chuva de Livros, na qual mais de 50 livros serão deixados em locais públicos para que as pessoas leiam e deixem também em outros espaços para que mais pessoas leiam, e o Arrastão Poético, com grupo de poesias e música se apresentando durante todo o evento e levando a poesia de Marcus Accioly e de outros poetas para as ruas de Porto de Galinhas. A Fliporto conta com os patrocínios da Prefeitura de Ipojuca, do Convention Bureau & Visitors de Porto de Galinhas, da Cerveja Sol e da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas.






