Da Redação do Blog – Mais de 1, 8 milhão de passageiros que usam os ônibus todos os dias no Grande Recife devem ficar atentos. É que os motoristas de coletivos já decidiram: vai ter greve e as pessoas ficarão sem transporte. A categoria cobra aumento salarial e revisão da jornada de trabalho. Caso seja confirmada, será a primeira paralisação no governo de Raquel Lyra (PSDB), que acabou de completar seis meses.
Pois bem. Na manhã desta quinta (20), os motoristas fizeram uma assembleia, no Recife, e decidiram, na primeira votação, que a paralisação começará na próxima quarta (26). A determinação deverá ser validada no segundo encontro da categoria, marcado para esta tarde.
Tudo indica, no entanto, que os profissionais vão realmente cruzar os braços. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, essa situação só será modificada caso a Urbana-PE, o sindicato das empresas de ônibus, apresente nova proposta para reabrir a negociação.
Nas redes sociais, os motoristas já mandaram um recado para a população, se isentando de culpa por qualquer transtorno provocado por uma greve, que está cada vez mais perto: “A responsabilidade é da Urbana e do governo”, escreveram os representantes da categoria.
O nosso blog procurou o governo do estado para saber o posicionamento a respeito da decisão dos rodoviários. Quando a resposta for enviada, será acrescentada ao texto original, como o Outro Lado.
Sistema:
O sistema de transporte coletivo do Grande Recife tem 11 empresas de ônibus, que realizam mais de 25 mil viagens por dia. São mais de 2,7 mil ônibus e cerca de 400 linhas, atendendo as cidades da Região Metropolitana.









