Da Redação do Blog – Doze cidades de Pernambuco estão na lista de prioridades do governo Lula (PT) para receber dinheiro para combater a violência. Os recursos serão repassados para 163 municípios brasileiros.
No estado, entraram na lista o Recife e mais sete cidades da Região Metropolitana: Camaragibe, Igarassu, Jaboatão, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e Cabo. Também fazem parte da relação Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Vitória de Santo Antão.
Segundo informações divulgadas, nesta sexta (21) pelo Ministério da Justiça, as verbas são do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), lançado em março de 2023.
O foco é repassar verbas para os municípios que concentram 50% das mortes violentas intencionais. A meta do governo Lula é fazer a prevenção e intensificar uma cultura de paz e de apoio ao desarmamento.
Em 2021, o país registrou 47.503 vítimas de mortes violentas intencionais. Isso inclui homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídio, mortes decorrentes de intervenção policial e vitimização policial.
O Plano Nacional de Segurança Pública tem algumas metas:
- Redução da taxa nacional de homicídios para abaixo de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030;
- Redução da taxa nacional de lesão corporal seguida de morte para abaixo de 0,30 morte por 100 mil habitantes até 2030;
- Redução da taxa nacional de mortes violentas de mulheres para abaixo de duas mortes por 100 mil mulheres até 2030;
- Aumento de 185% do quantitativo de presos que exercem atividade laboral ou educacional até 2030.
Ainda de acordo com o governo federal, mais de R$ 18 milhões foram investidos em viaturas para o reforço do policiamento ostensivo nos estados. E mais de R$ 35 milhões ajudaram a comprar equipamentos, drones e munições.
Anuário
Na quinta (20), foi divulgado o novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O documento apontou que o Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, foi, em 2022, quinto município do país com maior taxa de mortes violentas.