Da Redação – O mercado publicitário perdeu um dos seus grandes criadores. Morreu, na madrugada desta terça (15), Marcelo Alcoforado, fundador da QI Propaganda, hoje QI 360. Ele estava internado em um hospital do Recife por causa de complicações do mal de Parkinson. Segundo familiares, o velório começou às 13h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
Marcelo foi homenageado com um texto publicado nas redes sociais da agência, que atualmente é comandada pelos filhos dele, Marcelo e Bruno.
“Toda caminhada começa com um primeiro passo. E o nosso foi dado lá atrás, ainda na década de 1960, por Marcelo Alcoforado, em uma jornada que se confunde com a própria história da publicidade pernambucana”, diz o texto.
Ainda de acordo com a homenagem, “com muita coragem e forte senso desbravador, Seu Marcelo explorou um mercado que ainda engatinhava no país e praticamente não existia no Nordeste. Sua inteligência afiada e seu carisma natural contribuíram para que, no caminho, ele pudesse construir uma carreira sólida, baseada em dois pilares fundamentais para o nosso segmento: criatividade e um bom relacionamento com os clientes”.
Por fim, a agência se despende do fundador: “É com muito pesar que a família QI se despede de uma figura ímpar do nosso mercado e um profissional exemplar, seja como colega publicitário ou como diretor, função que exerceu durante anos, comandando a agência com perspicácia e uma sagaz visão de mercado. Que descanse em paz e siga iluminando o nosso caminho.”

O publicitário Luiz Montenegro falou sobre a perda de Marcelo Alcoforado. Em entrevista ao nosso site, ele falou sobre a marca deixada pelo amigo. “Era um craque. Foi um dos grandes redatores do mercado. Também era escritor”, afirmou.
Montenegro lembrou também da parceria entre Alcoforado e Carol Fernandes, outro pioneiro do mercado publicitário. “Eram da mesma geração e fizeram grandes trabalhos”, acrescentou.









