Por Danilo Duarte, com informações da Assessoria de Comunicação/Simepe — O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) vai acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por causa de um concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Pombos, no Agreste pernambucano. De acordo com o Edital publicado no dia 24 de julho e atualizado em 11 de agosto, o valor do vencimento dos médicos está abaixo do piso salarial da categoria/Lei de Nº 3.999/1961.
Diante disso, o Simepe promoveu uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), On-Line via Zoom, com os médicos que prestarão concurso público e aprovaram, por unanimidade, a proposta de mover uma Ação Civil Pública junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para suspender a realização do concurso.
O Simepe destacou que já enviou ofício à Prefeitura de Pombos, ou seja, uma notificação extrajudicial, onde contesta o salário oferecido aos médicos para jornada de trabalho de 30 horas semanais. A gestão até o momento não respondeu ao Simepe.
Segundo nota enviada pelo sindicato, “a ação será efetuada na próxima semana. Seguiremos na luta, firmes em defesa dos direitos e reivindicações dos médicos de Pombos e continuaremos também em Assembleia Permanente”.
Até o fechamento da matéria, não conseguimos contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pombos. Mas o espaço está aberto para o chamado “outro lado” se manifestar.