Da Redação do Blog – Antes de mandar idosa se internar e ser expulso da própria comunidade, o vereador do Recife Hélio da Guabiraba (PSB) se envolveu em outro episódio em que diminuiu o sofrimento dos mais humildes. Em discurso na tribuna da Casa de José Mariano no dia 3 de maio de 2022, Hélio da Guabiraba fez piada com a queda de placas de gesso do forro do teto do setor de trauma do Hospital da Restauração (HR), ocorrida no dia anterior e que causou transtorno a 96 pacientes que tiveram que ser removidos às pressas do local. Por um milagre, ninguém se feriu.
O socialista, que é o 1° vice-presidente da Câmara, comparou o incidente no HR envolvendo pacientes em estado grave, alguns entubados, com a queda do gesso do banheiro da residência dele, soltando uma grande gargalhada. O discurso foi feito em resposta às duras críticas do vereador Alcides Cardoso (PSDB) contra o descaso na maior unidade de saúde da rede pública do estado, durante a gestão do ex-governador Paulo Câmara (sem partido).

“Queria parabenizar o vereador Alcides Cardoso, mas dizer que esqueci de convidar vossa excelência, porque faz 13 dias que o gesso da minha casa, do nosso (sic) banheiro, caiu e eu esqueci de lhe avisar pro senhor vir aqui na tribuna botar pra quebrar (sic). Eu não sabia que o senhor ia…(gargalhadas) Desculpa aí, vereador. Tô brincando. (gargalhadas) Mas de verdade aconteceu mesmo lá (queda do gesso do banheiro). Eu quero dizer o seguinte: isso é natural (o incidente no HR)”, disse Hélio da Guabiraba.
As falas de Hélio geraram revolta nas redes sociais e ele tentou se desculpar publicamente.

“Reconheço o meu erro e peço desculpas aos amigos, familiares e qualquer cidadão que se sentiu ofendido”, disse o vereador socialista em nota publicada, nas redes sociais, no dia seguinte ao seu discurso.
Nela, ele também diz que o comentário foi “fora de hora” e ensaia o velho discurso de perseguido, ressaltando as eleições de 2022, em que disputou um cargo de deputado estadual, mas saiu derrotado nas urnas.
Nos bastidores da Câmara, há quem diga que Hélio está em uma situação bastante complicada na busca pelo seu terceiro mandato na Casa de José Mariano. Parece que o parlamentar não aprendeu a lição.