Por Ricardo Antunes – Em 2020, o milionário do setor de Educação, Janguiê Diniz arrematou a icônica mansão de Edemar Cid Ferreira que faleceu nesse sábado (13), em São Paulo.
Ele participou de um leilão e comprou a residência por R$ 27,5 milhões. Foi na mansão, com vista para o Jóquei Clube, no bairro nobre do Morumbi que o banqueiro abrigava sua famosa coleção de arte, que incluía obras de artistas renomados e era considerada uma das maiores da América Latina.
Obras como esculturas de Victor Brecheret e quadros de Tarsila do Amaral e Jean-Michel Basquiat integravam a coleção de mais de 1,5 mil peças.
Desde 2011, quando a família de Edemar Cid Ferreira foi obrigada a desocupar o imóvel pela Justiça, a mansão foi a leilão várias vezes. Às vezes, a casa não era vendida por causa de uma liminar, em outras pela absoluta falta de interessados.

A curiosidade pelo imóvel é justificada pelo estilo superlativo. Instalada em terreno de 12 mil m², a residência tem 4,5 mil m² de área construída e inclui facilidades como duas piscinas – uma coberta e outra ao ar livre -, uma adega que pode abrigar 5 mil garrafas de vinho, duas bibliotecas e uma vista panorâmica da cidade, com os páreos de domingo do Jockey Club de São Paulo em primeiro plano.
O idílio do banqueiro, da mulher e de seus filhos na casa foi curto. Depois de anos de obras, a mansão ficou pronta poucos meses antes da falência do Banco Santos ser decretada, em 2005.
Diferentemente da mansão de dimensões faraônicas no Morumbi, com seus 12 mil metros quadrados, a residência de Edemar (um apartamento de 300 metros, mas bem simples) demandava bem menos funcionários.
Na casa da Rua Gália, o empresário dispunha de mais de 50 trabalhadores que ajudavam na manutenção e nos afazeres domésticos. Em 2023, no apartamento de cerca de 300 metros quadrados, ele convivia com uma empregada doméstica e o ajudante pessoal, além do personal trainer que o visitava pelas manhãs.
“Hoje eu moro de aluguel e todos os meus bens foram arrestados e leiloados na falência. Não consegui reaver nenhum deles” disse o antigo milionário em uma de suas últimas entrevistas. Seu último carro foi um HB20.









