Da Redação do Blog com informações do G1 – Foi inaugurada na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, uma estátua em homenagem ao poeta recifense Miró da Muribeca, no dia do aniversário da cidade, na terça-feira (12). A obra faz parte do Circuito da Poesia, que também presta homenagens a outras 20 personalidades da literatura e da música na capital pernambucana.
Assinada pelo artista Demetrio Albuquerque, a estátua celebra a história do poeta que utilizou as ruas do Recife como palco para suas criações. A inauguração incluiu a performance “O Miró que vive em mim”, realizada pelos artistas Marlon Silva, Nina Rodrigues e Odailta Alves.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/l/9/YwLgN7TFe05DEoBW3HLQ/miro-3-.jpeg)
Conhecido como Miró, João Flávio Cordeiro da Silva tinha 61 anos quando morreu no Recife, por causa de complicações de um câncer com metástase, descoberto em 2020.
Miró era poeta performático das ruas. Saiu da Muribeca, bairro da periferia de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e tornou-se referência na poesia urbana. Publicou mais de 15 livros e tem obras traduzidas para o espanhol e para o francês.
Além da escultura de Miró, o Circuito da Poesa conta com estátuas espalhadas pelo Centro do Recife. Também são homenageados os seguintes artistas:
- Alberto da Cunha Melo (Parque 13 de Maio);
- Antônio Maria (Rua do Bom Jesus);
- Ariano Suassuna (Rua da Aurora);
- Ascenso Ferreira (Cais da Alfândega);
- Capiba (Rua do Sol);
- Carlos Pena Filho (Praça da Independência);
- Celina de Holanda (Avenida Beira-Rio);
- Chico Science (Rua da Moeda);
- Clarice Lispector (Praça Maciel Pinheiro);
- Janice Japiassu (Rua do Príncipe);
- João Cabral de Melo Neto (Rua da Aurora);
- Joaquim Cardozo (Ponte Maurício de Nassau);
- Liêdo Maranhão (Praça Dom Vital);
- Luiz Gonzaga (Praça Mauá);
- Manuel Bandeira (Rua da Aurora);
- Mauro Mota (Pátio do Sebo);
- Naná Vasconcelos (Marco Zero);
- Reginaldo Rossi (Pátio de Santa Cruz);
- Solano Trindade (Pátio de São Pedro);
- Tarcísio Pereira (Rua Sete de Setembro).