Da Redação do Blog – O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) assinou o reajuste dos benefícios dos servidores públicos nesta quinta-feira (25/4). Os valores do auxílio-alimentação, auxílio-saúde e assistência pré-escolar foram aumentados em até 51,9%. O presidente Lula havia prometido melhorias aos servidores dois dias antes.
Os novos valores entram em vigor em maio, mas serão pagos retroativamente em junho. O governo reservou recursos no Orçamento de 2024 para cobrir os reajustes.

A proposta de reajuste foi formalizada em 10 de abril, após negociações na Mesa Nacional de Negociação Permanente. O governo convocou uma reunião para assinar o Termo de Compromisso da Campanha Salarial de 2024.
Os servidores buscavam equiparação com os benefícios do Legislativo e Judiciário. Enquanto o Legislativo paga R$ 1.331,59 em auxílio-alimentação e o Judiciário, R$ 1.182,74, o Executivo concedeu um aumento sem precedentes nos auxílios. O secretário de Gestão de Pessoas do MGI destacou que o governo está trabalhando para equiparar os benefícios entre os Poderes.