Da Redação do Blog – O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) convocou uma assembleia extraordinária nesta terça-feira (9) às 18h, em frente à Estação Recife, para deliberar sobre a possibilidade de uma nova paralisação das atividades do Metrô do Recife, prevista para 25 de julho.
O objetivo da assembleia é apresentar informações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 e o Acordo Coletivo Especial (ACE), bem como discutir a retirada do sistema do Programa Nacional de Desestatização (PND).
Segundo o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, o governo federal tem sido omisso em relação a investimentos no sistema, não retirou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do PND, não reduziu a tarifa e não assinou o ACE. Além disso, a empresa não avançou nas negociações do novo Plano de Empregos e Salários (PES).
A categoria está disposta a paralisar o sistema para garantir um serviço de qualidade à população e defender a implementação de uma tarifa social de R$ 2. Caso a greve seja aprovada, estima-se que aproximadamente dois milhões de passageiros serão afetados.