Da Redação do Blog — Os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da J&F, voltaram a frequentar o Palácio do Planalto ao menos cinco vezes entre 2023 e 2024, antes de uma reunião com o presidente Lula em maio. Em quatro dessas ocasiões, os encontros não foram registrados em agendas oficiais, informa Mateus Vargas, no UOL.
Os registros, obtidos pela Lei de Acesso à Informação, indicam uma reaproximação dos empresários com o núcleo do poder. Essa retomada de contato ocorre no momento em que o governo Lula discute a transferência da distribuidora de energia do Amazonas para a Âmbar, empresa da J&F.
Além disso, a Âmbar foi autorizada a importar energia da Venezuela para reforçar o abastecimento de Roraima. A relação dos Batista com o Planalto, no entanto, levantou questionamentos, já que parte das reuniões só foi incluída nas agendas oficiais após cobrança da imprensa.
Essa série de visitas reacende a polêmica envolvendo os irmãos, conhecidos pelo escândalo que quase derrubou Michel Temer em 2017.