EXCLUSIVO, por Ricardo Antunes — Não foi no Coque e nem na Bomba do Hemetério, bairros populares do Recife. Aconteceu no sofisticado e exclusivo Cabanga Iate Clube, na zona sul: Os “poderosos” empresários Eduardo Bezerra Leite, o Eduardo Ventola, 53 anos, seu filho, Edgar Epitácio Leite, de 27, e Fernando da Fonte, 45, brigaram feio, nesta quarta-feira (2), num dos banheiros do clube.
Fernando da Fonte apanhou de Ventola e do filho por conta de uma desavença ocorrida há quase três meses. O motivo da refrega foi uma agressão que Fernando da Fonte teria liderado contra Edgar Epitácio em julho último, durante um casamento no Instituto Ricardo Brennand, o castelo do bairro da Várzea que, além de ser uma grande atração cultural, tem uma capela na qual a elite pernambucana casa seus integrantes.
Nosso Blog conseguiu imagens do começo da covardia. Foram três contra um e aí é sacanagem. Ventola é dono de uma cerâmica e de uma construtora e teve o nome envolvido como um dos proprietários ocultos do jatinho que caiu com o ex-governador Eduardo Campos, em agosto de 2014.
Preso em 2016 na Operação Lava Jato, por suspeita de lavagem de dinheiro, fez acordo de delação premiada que levou a Polícia Federal a indiciar o então senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) por corrupção.
Fernando da Fonte possui uma das maiores revendas do Nordeste de jet ski, quadriciclos e UTVS (veículos esportivos fora de estrada), numa ampla loja na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira. Costuma promover competições esportivas de jet ski.

Os personagens registraram boletins de ocorrência em delegacias diferentes, o que evitou que voltassem a se encontrar. Ventola fez o seu B.O. na Delegacia de Boa Viagem, enquanto da Fonte deu sua versão da briga na Delegacia de Joana Bezerra, mais próxima do Cabanga Iate Clube. Ninguém foi preso, mas o processo foi instaurado.
Cada lado deu sua versão, diferente do “barraco” no Cabanga Iate Clube, conforme os BOs registrados nas duas delegacias. Muitos sócios estão querendo que os dois sejam expulsos.
Versão de Eduardo Ventola: Ele foi ao banheiro do clube e se deparou com Fernando da Fonte. Perguntou a ele: “Foi você quem bateu no meu filho?”. Da Fonte, “metido a brabo”, “não se fez de rogado”: “Bati nele e bato em você também”. Em seguida, partiu para cima de Ventola, desferindo um soco que atingiu sua cabeça. O agredido reagiu e da Fonte caiu por causa do piso escorregadio do banheiro. Seu filho Edgar Epitácio entrou no banheiro e apartou a briga.

Versão de Fernando da Fonte: Estava saindo da malhação, na academia do Cabanga, e se dirigia ao banheiro, quando foi abordado pelas costas por pai e filho. “Você não mexeu com filho de chocadeira”, gritou Eduardo Ventola e, em seguida, os dois passaram a socar e chutar da Fonte.

Ninguém apartou a agressão, mas um funcionário do clube foi testemunha da cena. Câmaras de tv instaladas nas imediações podem ter gravado a confusão.
Da Fonte jurou na delegacia que não bateu em Edgar Epitácio, em julho, no casamento no Instituto Ricardo Brennand. Relatou que, na ocasião, Edgar Epitácio estava alterado e agrediu um adolescente, filho do empresário Romero Dornelas.
Segundo Fernando da Fonte, ele apenas apartou a briga, versão que não se sustenta pelas informações que obtive de diversas pessoas que estavam na cerimônia em 13 de julho, no Instituto Ricardo Brennand.
É isso.









