Da Redação do Blog – A soberba derrotou nesta segunda-feira (2) o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade) na sua tentativa de se reeleger primeiro secretário da Alepe (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco), cargo conquistado em segundo turno pelo deputado Francismar Pontes (PSB), na única disputa pela Mesa Diretora, já que para os outros cargos houve candidatura única.
Com 37 dos 49 votos possíveis, a eleição reconduziu pela terceira vez à presidência da Alepe o deputado Álvaro Porto (PSDB), que tem rusgas com a governadora Raquel Lyra, apesar de pertencer ao mesmo partido dela.
Gustavo Gouveia (Solidariedade) é criticado intramuros pela arrogância com que trata os colegas da Alepe e esse relacionamento foi fatal na derrota, por 18 votos contra 27 dados a Francismar Pontes na sua pretensão de recondução à primeira secretaria, cargo estratégico na Mesa Diretora, por administrar as finanças da Assembleia.
O placar havia sido de 20 votos dele contra 22 do oponente no primeiro turno – para ser eleito, eram necessários no mínimo 25 votos, maioria absoluta da Casa. Comenta-se que Álvaro Porto não se esforçou para reeleger seu primeiro secretário.

Com mais sorte e mais modéstia, seu irmão Marcelo Gouveia (Podemos), prefeito de Paudalho, na Região Metropolitana do Recife, não só elegeu a sucessora, Paulinha da Educação, com 69% dos votos, como também ajudou sua cunhada, mulher do próprio Gustavo Gouveia, a empresária Eduarda Gouveia, para a vizinha prefeitura de Carpina, igualmente na RMR.
A nova Mesa Diretora da Alepe assume em 1° de fevereiro de 2025, pelo biênio que termina em 31 de janeiro de 2027. Além de Álvaro Porto e Francismar Pontes, foram eleitos 1° vice-presidente, Rodrigo Farias (PSB); 2° vice-presidente, Aglailson Victor (PSB); 2° secretário, Claudiano Martins Filho (PP); 3° secretário, Romero Sales Filho (UB), e 4° secretário, Coronel Alberto Feitosa (PL).









