Da Redação do Blog – Em sua palestra “Como se chegar à verdade no jornalismo em um mundo polarizado”, nesta sexta-feira (20), o jornalista Wilson Lima trouxe à tona um debate essencial durante o evento “Cenários para 2025”. Ele destacou o papel do jornalista em um país dividido por ideologias.
“Eu posso gostar ou detestar o Bolsonaro. Posso gostar ou detestar o Lula. Mas isso é irrelevante, porque ambos são objetos de estudo. Meu trabalho é tratá-los assim, de forma imparcial”, afirmou Wilson. Para ele, o maior desafio do jornalismo contemporâneo é resistir à tentação da militância e se manter focado na busca pela verdade.
O jornalista ainda citou o filósofo Immanuel Kant para reforçar seu ponto de vista: “A verdade é a conformidade do conhecimento ao objeto, mas não se deve afirmar que temos acesso a uma verdade absoluta, pois nossas percepções são limitadas pela estrutura do nosso entendimento”.
Wilson alertou que, para manter a credibilidade, o jornalismo precisa se desvencilhar de paixões e preconceitos, adotando uma postura mais analítica e centrada nos fatos. Em um mundo polarizado, essa postura é a única forma de garantir que a informação chegue ao público de maneira clara e objetiva.
A palestra foi mediada por Lucas Valença, atual editor-chefe e responsável pelo portal Vero Notícias, lançado em setembro em Brasília.