Por Marcos Lima — Foi apresentado pelo Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (6), o balanço final do Carnaval 2025 quando, segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registradas 57 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), o que representou uma redução de 15% em relação ao ano passado, quando houve 67 casos de MVIs.
Três mortes foram em focos de folia, sendo uma no Recife, outra em Itamaracá e uma registrada em Moreno, no período do dia 27/2 ao dia 4/3.
Foi a partir do ano passado que as estatísticas passaram a abranger o período da quinta-feira da semana pré-carnavalesca até a terça-feira do Carnaval, considerado, oficialmente, como o último dia, embora ainda permaneçam muitos municípios, como Olinda, por exemplo, com os festejos. Como até 2023 o período analisado cobria do Sábado de Zé Pereira até a Terça-feira Gorda, em termos de números absolutos o Carnaval 2025 teve o menor número de homicídios desde 2004, quando foram contabilizados 80 casos.
De acordo com o Governo do Estado, o Carnaval de Pernambuco 2025 foi concluído com índices positivos de segurança pública, que contou com investimento de R$ 12,2 milhões investidos principalmente na utilização da tecnologia, o que foi citado como um dos grandes destaques nesta edição. O sistema de reconhecimento facial permitiu a captura de cinco criminosos com mandados de prisão em aberto.

“Pernambuco acabou de fazer o Carnaval mais seguro de toda a sua história. Foi o menor número de homicídios desde 2004, que é quando se começou a computar a série histórica no Estado. A redução das ocorrências e a manutenção da ordem pública são resultados de um planejamento estratégico que priorizou a prevenção e a tecnologia. O reconhecimento facial e o controle de acesso trouxeram mais eficiência para a atuação policial”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho.
Diferentemente do balanço apresentado em 2024, a SDS divulgou apenas as ocorrências registradas nos focos de folia, e não no Estado como um todo. Segundo a pasta, houve uma queda de 8,9% no total de registros, que passou de 1.834 em 2024 para 1.671 em 2025.
Do total de ocorrências registradas neste ano, 1.250 foram furtos, representando uma redução de 15,5% em relação ao ano passado, quando foram contabilizados 1.479 casos.
O balanço final também apontou que os casos de violência contra a mulher apresentaram redução de 27% (496 casos) em comparação a 2024 (677 casos).

Turista baleada em Olinda
No palco do Carmo, em Olinda, um atirador deixou uma turista de São Paulo, de 37 anos, em estado grave, porém, segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, o Governo de Pernambuco “está dando toda a prioridade ao caso”.
Este caso de violência de grande repercussão se deu com um tiroteio que deixou sete pessoas feridas, incluindo uma turista paulista, na última quarta-feira (5), durante o show de João Gomes no palco “Pernambuco Meu País no Carnaval”.
Alessandro Carvalho, o secretário de Defesa Social afirmou que a polícia trabalha para identificar os responsáveis.
“Desde o primeiro momento, determinei prioridade total nesse caso. Das sete pessoas feridas, apenas duas permanecem internadas e estão fora de risco. Equipes da Polícia Civil estão analisando várias imagens, tanto de câmeras no local quanto de fontes abertas em redes sociais”, afirmou.
“Ainda não temos os autores, mas estamos trabalhando nisso para dar uma resposta o quanto antes. Muitas vezes, falar sobre o caso atrapalha a investigação, mas tenham certeza de que está sendo dada toda a prioridade”, garantiu.









