Por Juliana Lima – Jornais e sites de todo o país repercutiram, a decisão do Supremo Tribunal Federal que inocentou o jornalista pernambucano, Ricardo Antunes, acusado de uma suposto crime de extorsão contra o marqueteiro José Antônio Lavareda Filho.
A decisão foi tomada de forma unânime pela 2ª Turma do STF, pondo fim a um processo judicial que se arrastou por 14 anos e que chegou a levar o jornalista à prisão, por quase cinco meses, em 2012. Além disso, o então blog Leitura Crítica sofreu censura judicial e acabou sendo tirado do ar.
O Jornal do Commercio estampou em sua manchete: “STF absolve jornalista Ricardo Antunes de acusação de extorsão contra Antônio Lavareda”, destacando que o “Supremo entendeu não haver provas que caracterizassem a extorsão”.
A notícia também ganhou destaque no Diário de Pernambuco: “STF absolve jornalista Ricardo Antunes de acusação de extorsão”. No portal G1 da Globo a vitória do jornalista investigativo também mereceu destaque.
“STF absolve jornalista Ricardo Antunes em processo por extorsão contra cientista político Antonio Lavareda”.
Um dos maiores portais jurídicos do país, o Migalhas tambem repercutiu o caso, afirmando que “os ministros seguiram o entendimento do relator do caso, ministro Edson Fachin, que apontou ausência de provas que configurassem o crime imputado”.

Por sua vez, o Portal de Prefeitura fez menção à batalha judicial enfrentada pelo jornalista por longos anos, trazendo como manchete: “STF absolve jornalista Ricardo Antunes por unanimidade”, bem como o Blog Revista Total, que enfatizou o posicionamento do ministro Edson Fachin:
“O relator do caso, ministro Edson Fachin, destacou em seu voto que “nem a ameaça demonstrou-se concreta, precisa e grave, nem ficou suficientemente evidenciado que a vantagem econômica pretendida fora indevida”, comprometendo a caracterização do crime.
Em sua página na internet, o jornalista Cardinot disse que Antunes foi vítima de perseguição por anos. “STF absolve jornalista Ricardo Antunes por unanimidade após anos de perseguição”. E completou: “A decisão representa o desfecho de uma saga que durou mais de uma década e expõe mais uma vez os riscos de processos penais fragilmente fundamentados contra jornalistas.
A vitória do jornalista pernambucano foi também destaque em diversos outros blogs e sites, a exemplo do Ponto de Vista, Blog da Renata Gondim, Central dos Blogs, Blog do Edney, Blog do Silva Lima, Blog da Juliana Lima, Blog do Alberes Xavier, Blog da Direita, Portal Causos & Causas, Vero Notícias, Direito News, Rastro 101, página Noélia Brito, e dentre outros.
A ativista Noélia Brito enfatizou que a decisão do supremo pôs fim a um verdadeiro “calvário” vivido por Antunes: “O STF encerrou ontem, com a absolvição, por unanimidade, o calvário do jornalista Ricardo Antunes, que respondeu, por anos, processo sob a acusação de extorsão contra o cientista político Antônio Lavareda, que, ao final, se mostrou improvada”.