EXCLUSIVO, Por Luiz Roberto Marinho — Chama-se Otacílio Alves Frutuozo, de 42 anos, um dos ex-chaveiros do Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, morto por estrangulamento no Presídio Leonardo de Moura Lago, no bairro do Sancho, na Zona Oeste, para onde foi transferido há apenas dois dias.
O crime, executado por sete outros detentos, ocorreu por volta das 23h da quarta-feira (21), mas só foi registrado às 10h30 desta quinta-feira (22) no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), no bairro do Cordeiro, também na Zona Oeste.
O BO (boletim de ocorrência), ao qual o Blog teve acesso com exclusividade, autuou em flagrante, como executores do ex-chaveiro, sete detentos: Klebson Carlos da Silva, Fabrício Alves Ferreira, Everton Henrique da Silva, Ruan Felipe Souza da Silva, Alisson Guilherme Alves Pereira, Ivanildo Marques da Silva Junior e Jefferson Santos da Silva.
Não estão esclarecidos, ainda, os motivos do massacre, mas há suspeitas de que Otacílio Alves Frutuozo tenha sido estrangulado por vingança de atos cometidos contra outros prisioneiros quando era chaveiro no Presídio de Igarassu.
Como o Blog já informou, os “chaveiros”, uma distorção do sistema penitenciário brasileiro, são presidiários com funções semelhantes às do policial penal, cujo número é escasso. São escolhidos pela direção dos presídios para supervisionar cada pavilhão, portando inclusive as chaves das celas – daí o nome.









