Da Redação do Blog – Os jornalistas Roberto Cabrini e Juliana Dal Piva, participantes do seminário sobre liberdade de expressão promovido pela Facto Comunicação, nesta segunda-feira (9), a partir das 14h, no Novotel Marina Recife, no Cais de Santa Rita, autografarão seus livros à noite, após suas palestras.
Um dos mais renomados jornalistas investigativos do país, Roberto Cabrini, da TV Record, último palestrante do seminário, às 20h30, autografa, em seguida, seu livro “No Rastro da Notícia”, no qual descreve os bastidores de suas maiores reportagens.
Cabrini relata no livro o passo-a-passo de cada investigação, entre elas achar Paulo César Farias, o ex-tesoureiro da campanha do ex-presidente Fernando Collor, na época escondido em Londres. “‘E assim descobri PC Farias’ é uma das dez histórias preciosas reunidas na publicação.

O segundo livro de Juliana Dal Piva, “Crime Sem Castigo: Como os Militares Mataram Rubens Paiva”, editado em fevereiro, terá seu primeiro lançamento no Nordeste às 20h, logo após sua palestra, justamente sobre a apuração que resultou no livro.
Vencedora de prêmios de jornalismo, Juliana debruçou-se sobre milhares de páginas da investigação feita a partir de 1971 para desvendar o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva, levado pelos militares de sua casa, no Rio, em 20 de janeiro de 1971, como descreveu o premiado filme “Ainda Estou Aqui”.

Repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (CLIP), a jornalista detalha como Rubens Paiva foi assassinado e como a ditadura monitorou de perto cada passo dos interessados em desvendar o caso para garantir que não se chegasse à verdade.